Por Thaisy Quinteiro

Por que personagens andróginos são importantes nos animes/mangás?

Personagens andróginos, bem representados, sempre estiveram presentes nos animes e mangás, possuindo um papel muito importante dentro e fora das mídias.

Sua presença ajuda na normalização da diversidade de pessoas, corpos e vivências e inspira e fortalece aqueles que se identificam com o personagem.

Além de reafirmar que pessoas andróginas são plenas, complexas e capazes, e de combater a masculinidade tóxica tão presente no nosso cotidiano real. Veja alguns exemplos a seguir:

Seu gênero não é revelado e não faz diferença na história, pois não altera o fato de que ele é um personagem inteligente, criativo e um grande líder.

Hange Zoë - Attack on Titan

Ele é um homem com rosto delicado e que usa roupas femininas. Seu comportamento às vezes é mais “masculino” e em outras vezes mais “feminino”, o que não interfere em suas capacidades de luta e manipulação.

Haku - Naruto

Um vilão fantástico que não se prende ao binarismo, e que por ser metamorfo opta por uma aparência de gênero indefinido. Nada nele é estático, não só seu visual, mas também sua personalidade.

Envy - Fullmetal Alchemist

De rosto feminino e corpo musculoso, Inosuke não se importa com sua androginia e é muito confiante em sua identidade. Sua dualidade é ostentada com orgulho e muito barulho.

Inosuke Hashibira - Demon Slayer