Por Thaisy Quinteiro

5 Motivos para ler Sandman antes de assistir a série na Netflix

Sandman, lançado pela Vertigo (DC) e criado por Neil Gaiman, é um enorme sucesso desde seu lançamento em 1988. Agora, o multipremiado quadrinho ganhará uma adaptação live-actionpela Netflix, portanto, veja a seguir, 5 Motivos para ler Sandman antes de assistir a série.

Diversos ilustradores passaram por Sandman, alguns geniais, outros esquecíveis. Ainda assim, suas ilustrações são icônicas, pois não só mudam a cada nova saga, como essa mudança se encaixa totalmente na narrativa, afinal, as entidades de Sandman não tem uma forma fixa, mudando sua aparência de acordo com a perspectiva de quem os vê.

A ARTE

Apesar de ele ser essencialmente um quadrinho, há momentos em que ele foge completamente da estética das HQs e se torna quase um livro ilustrado, em outros momentos, a história é toda contada através de imagens, sem diálogos, sem narradores, como grandes pinturas.

QUADRINHO? LIVRO? PINTURA?

Sandman, por ser uma entidade imortal, já viveu e interferiu em lendas e momentos históricos. Na história, aparecem: William Shakespeare, Mark Twain, Marco Polo, John Belushi e o imperador romano Augusto Cesar. Além das figuras mitológicas Thor (Nórdica), Bastet (Egípcia), Orfeu (Grega), Susanoo (Japonesa), e até mesmo o Batman.

MISTURA DE LENDAS, LITERATURA, FILOSOFIA E CULTURA MUNDIAL

Sandman trouxe para os quadrinhos representatividade, em uma época em que não se falava nisso. No quadrinho temos personagens gays, lésbicas, transsexuais, drag queens, andrógenos e de gênero fluido, que não estão lá apenas como estereótipos ou alívios cômicos.

REPRESENTATIVIDADE

Sandman tem conceitos muito diferentes e característicos. Temos diferentes mundos e reinos, sendo um dos mais incríveis O Sonhar, reino governado por Sonho, local para onde vão todos os seres que dormem e é tão vasto, amplo e diverso quanto nossos sonhos podem ser.

MUNDO E CONCEITOS

Quer saber mais sobre Sandman, que tem estreia marcada na Netflix para este ano é só  arrastar para cima!