Você sabe como o Manga Plus e os fãs internacionais influenciam a indústria do anime?

A plataforma de leitura online de mangás da Shueisha, Manga Plus, não surgiu apenas para combater a pirataria, mas para coleta de dados.

Manga Plus
Reprodução/ Internet

Recentemente, Yuta Momiyama, um editor da Shueisha que supervisiona o Manga Plus e a Shonen Jump +, postou em seu blog sobre seu trabalho nos bastidores, e sobre como os rankings do Manga Plus afetam as chances de uma obra ganhar um anime. Mas, o que é o Manga Plus?

O Manga Plus é uma plataforma de mangás e aplicativo de smartphone da Shueisha que permite aos seus usuários lerem obras da editora online. Foi lançado em 28 de janeiro de 2019 e está disponível em todos os países, exceto Japão, China e Coréia do Sul. Segundo Momiyama, o Manga Plus é muito mais importante do que os leitores têm noção, pois a plataforma fornece dados importantes para o departamento editorial da Shueisha, permitindo saber quem está lendo o quê.

Esses dados são transformados em relatórios e apresentados aos estúdios de animação para que sejam escolhidas as futuras adaptações. Ou seja, o mercado internacional de anime tem cada vez mais peso no que é produzido na área. Entre os títulos mais populares da plataforma estão: One Piece, My Hero Academia e Jujutsu Kaisen, que já possuem seus animes, e, mais recentemente, Spy x Family, que ganhará uma animação graças a sua popularidade na plataforma. Portanto, a plataforma está tendo uma influência direta na indústria de anime. (Comic Book)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site).

Thaisy Quinteiro
Thaisy Quinteiro Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!