Quem é o personagem Sandman na mitologia e folclore?

Sandman, o personagem de Neil Gaiman e da série da Netflix, é inspirado em um ser muito antigo do folclore e mitologia.

sandman
Reprodução/ Internet

Há inúmeras referências a Sandman na cultura pop, desde em músicas, quadrinhos, desenhos e até filmes, sendo que algumas são relacionadas diretamente com a lenda e outras foram inspiradas no personagem de Neil Gaiman, Sonho. As origens do personagem estão na mitologia e contos de fadas, sendo que é difícil estabelecer quando e onde ele surgiu pela primeira vez. Mas, considera-se que seu primeiro registro ocorreu em dicionários alemães do século 18, através da frase “der Sandmann kommt”, algo como “O Sandman/Sonho está chegando”. A metáfora era usada para dizer que alguém estava prestes a adormecer.

Veja também:

O Sandman bom e o mau

Segundo o site Nerdist

A partir daí, a mitologia do Sandman se dividiu. Por um lado, surgiu uma figura folclórica sombria. Em uma história de 1818 do autor alemão E. T. A. Hoffmann intitulada ‘Der Sandmann’, o Sandman assume a forma de uma criatura maligna. Neste conto de fadas, o Sandman é uma figura mitológica monstruosa que joga areia nos olhos das crianças. E se eles não dormem, seus olhos caem. Por todas as contas, é um conto incrivelmente assustador e psicológico.”

Já em outro conto de fadas, de Hans Christian Andersen, temos uma versão bondosa do personagem. Em Ole Lukøje, de 1841, Sandman deixa as crianças sonolentas e as faz dormir, dando as comportadas bons sonhos e as más nem sonhos e nem pesadelos. “Nas primeiras traduções deste conto de fadas e no original alemão, dizia-se que este Sandman jogava creme doce nos olhos das crianças. O Sandman faria isso tanto para evitar ser visto pelas crianças quanto para que as crianças começassem a fechar os olhos no caminho para dormir.” (via Nerdist). No entanto, com o tempo, e as diversas traduções do conto, o creme virou areia. 

O que o Sandman faz?

A versão mais conhecida do conto de fadas, mostra Sandman apenas como a figura que coloca as pessoas para dormir usando sua areia mágica para dar bons sonhos. (via Nerdist)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!