Naruto | Entenda a relação entre os nomes das habilidades do Sharingan e os deuses da mitologia japonesa

Em Naruto, os personagens do clã Uchiha tem diversas habilidades proporcionadas por seu Sharingan. Mas, de onde elas vêm?

naruto sharingan
Reprodução/ Internet

Um dos poderes hereditários do anime Naruto é o Sharingan. A habilidade, que pertence aos nascidos no clã Uchiha, como os personagens Sasuke e Itachi. O Sharingan tem diversos outros poderes atrelados e, eles não foram inventados pelo autor, mas sim pertencem a divindades da mitologia japonesa, mais especificamente do xintoísmo, que é a religião principal do Japão. 

Tsukuyomi

O deus da lua na religião Shinto é chamado Tsukuyomi. Ele é filho do deus Izanagi e nasceu quando seu pai, após fugir do submundo, após abandonar sua esposa, lavou seu olho direito em um rio. Ele está associado ao passar do tempo, o que nos leva ao Mangekyo Sharingan que, ao lançar o Tsukuyomi, pode alterar a percepção de tempo. Além disso, quando Itachi Uchiha usa o Tsukuyomi, os mundos falsos que ele cria costumam ter uma grande lua vermelha em referência ao deus japonês.

Amaterasu

A deusa mais importante da mitologia japonesa é Amaterasu, afinal ela é a deusa do sol e o Japão é a “Terra do sol nascente”. Amaterasu é irmã de Tsukuyomi. Ela também nasceu quando Izanagi estava lavando seu rosto no rio, mas surgiu do olho esquerdo do deus. Os dois irmãos são considerados opostos, pois ela representa o “Mundo Material e a Luz”, e Tsukuyomi o “Mundo Espiritual e as Trevas”.

Veja também:

Susanoo

Ele é o terceiro filho de Izanagi e é o deus do mar e das tempestades. Surgiu quando Izanagi lavou o nariz. Ele é considerado um herói por ter derrotado a serpente Yamata no Orochi, lembrando a luta de Itachi contra Orochimaru, com o primeiro usando o Susanoo para selar o segundo em sua forma de serpente.

Izanagi e Izanami

Izanagi e Izanami são irmãos e marido e mulher, que foram responsáveis pela criação do arquipélago japonês. Quanto ao Sharingan, Izanagi permite que o usuário controle a realidade em troca de perder a visão de um olho, enquanto Izanami pode colocar o inimigo em um loop infinito em sua mente. Izanagi permite desafiar qualquer dano, o mesmo que o deus fez ao tentar desfazer a morte de sua esposa indo para o submundo. Enquanto o loop de Izanami faz referência a deusa ter ficado presa no submundo, sendo abandonada por Izanagi. (via CBR)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site).

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site).

Thaisy Quinteiro
Thaisy Quinteiro Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!