Príncipe Harry é ridicularizado por juiz da Suprema Corte dos EUA

Não é a primeira vez que Harry dá a conhecer suas opiniões sobre as decisões legais do país.

Príncipe Harry é ridicularizado por juiz da Suprema Corte dos EUA
Príncipe Harry é ridicularizado por juiz da Suprema Corte dos EUA

Recentemente, o príncipe Harry foi ridicularizado por um juiz da Suprema Corte dos Estados Unidos por suas críticas à recente derrubada da lei americana de aborto (Roe vs Wade).

Em um discurso nas Nações Unidas, quando compareceu à sua sede em Nova York para marcar o Dia de Nelson Mandela, o dissidente real criticou a decisão da Suprema Corte, chamando-a de “um retrocesso dos direitos constitucionais”.

VEJA TAMBÉM:

A questão reverberou no meio jurídico chegando a um dos juízes da Suprema Corte envolvidos na decisão, que resolveu revidar a crítica do ex-duque. 

Samuel Alito
Samuel Alito

A crítica foi transmitida durante uma conferência sobre lei religiosa em Roma. Na ocasião, o juiz Samuel Alito falou de sua perplexidade quando toda uma série de líderes estrangeiros “se sentiram perfeitamente bem comentando sobre a lei americana. Um deles foi o ex-primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson, mas ele pagou o preço. Mas outros ainda estão no cargo”.

Ele então disse sarcasticamente de eventos recentes que:

“O que realmente me feriu foi quando o duque de Sussex se dirigiu às Nações Unidas e pareceu comparar a decisão, cujo nome não pode ser dito, com o ataque russo à Ucrânia.”

O Deadline recorda que esta não é a primeira vez que o neto da rainha Elizabeth II, que se mudou para os Estados Unidos há dois anos com sua esposa Meghan Markle, dá a conhecer suas opiniões sobre as decisões legais do país.

O príncipe falou anteriormente durante uma entrevista em podcast, descrevendo a Primeira Emenda que garante a liberdade de expressão como “maluco”, embora ele tenha acrescentado:

Samuel Alito
Samuel Alito

“Eu não quero começar a seguir o caminho da Primeira Emenda porque esse é um assunto enorme e um em o que não entendo porque estou aqui há pouco tempo”.

Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site).

Vanderlei Tenório
Jornalista, colunista/comentarista de cinema, correspondente freelance de veículos portugueses, pesquisador (Geografia Popular - IGDEMA/UFAL), bacharelando em Geografia (IGDEMA/UFAL) e editor/criador do Cinema e Geografia (CINEGEO). 6 vezes nomeado ao Prêmio Ibest.