‘Death Note’ e ‘Platinum End’: Referências, similaridades e diferenças

Se você é fã de ‘Death Note’ não pode perder ‘Platinum End’.

Platinum End, de um dos criadores de Death Note, conta a história de Mirai Kakehashi, um jovem que tem sua vida mudada ao ser salvo pelo alegre e brutal anjo Nesse, que o faz entrar em uma batalha para escolher o próximo Deus entre treze candidatos humanos. Mirai tem em suas mãos o poder de flechas e asas angelicais, mas os outros candidatos também possuem armas. 

Veja a seguir, algumas similaridades e diferenças entre Platinum End e Death Note. ATENÇÃO!!: A seguir falaremos sobre vários spoilers do anime!!

  • Similaridades:

Light (Death Note) e Mirai (Platinum End) são dois adolescentes cansados ​​do mundo. O primeiro está desapontado com a justiça e o segundo com o estado de sua vida. Até que tudo muda quando eles entram em contato com o sobrenatural: Light encontra o Death Note e Ryuk (um Deus da Morte), enquanto Mirai é salvo por Nasse (um anjo de Deus). Então, Light decide que será o Deus de um novo mundo, já Mirai é escolhido como um candidato para substituir o Deus atual que se aposentará em breve. As criaturas sobrenaturais também tem semelhanças, pois ambos, Ryuk e Nasse, não seguem os padrões morais e éticos da sociedade, pois não são humanos.

  • Diferenças: 

A diferença mais óbvia entre as obras também está relacionada aos seus protagonistas. Light acredita que tudo que está errado vem de fora e está dentro dos outros, já Mirai, primeiro, vê o que está errado dentro de si mesmo. Light que apagar do mundo todos os criminosos e pessoas ruins, mas não enxerga a si mesmo como um deles. Enquanto Mirai quer retirar a si mesmo do mundo, através do suicídio. Ryuk ofereceu a Light uma solução que ele não sabia que queria, o que acabou o ajudando a libertar toda a maldade de dentro de si. Apesar de Ryuk não ir contra os planos de Light, ele não o incentiva a agir de forma cruel, enquanto em Platinum End, Nasse incentiva Mirai a agir de forma imoral, como matar os guardiões que abusaram dele, roubar e mentir, o que é negado pelo protagonista.

  • Referências:

No episódio 3 do anime, vemos que Mirai se recusa a abusar de suas flechas e asas de anjo para ganho pessoal, diferente de outro candidato a Deus que abusa constantemente de seu poder, o Metropoliman. Esse canditado também usa o poder da mídia para conseguir o que quer e sua estação de TV preferida é a Sakura TV, que aparece em Death Note. Além disso, em Death Note, o canal é dirigido por um homem chamado Hitoshi Demegawa e em Platinum End somos apresentados a um repórter chamado Sr. Demakawa. Essa é a referência mais direta e clara entre as obras. Mas, estamos ainda nos primeiros episódios de Platinum End, e muitas outras podem aparecer nos próximos capítulos. (via CBR e Screenrant)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site).

Thaisy Quinteiro
Thaisy Quinteiro Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!