Novels, c-dramas, e manhuas | Um guia para iniciantes no gênero chinês Wuxia 

Vamos nos aprofundar no gênero chinês Wuxia, presente em novels, doramas e manhuas populares e que tem se tornado, de novo, famoso no mundo.

The Emperor's Strategy Wuxia
Reprodução/ Internet

Em uma matéria anterior, explicamos a diferença entre os gêneros chineses Wuxia, Xianxia e Xuanhuan. Agora, iremos nos focar no primeiro e comentar tudo que há de importante sobre ele, incluindo seus conceitos e dicas de obras. Antes de tudo, vamos relembrar o que é Wuxia, sendo um “gênero de ficção pop chinês que apresenta as vidas e aventuras de artistas marciais chineses.” Diferente dos outros dois mencionados acima, nele você não encontrará elementos sobrenaturais, monstros ou fantasmas, o máximo que ele apresenta é uma extrapolação das habilidades humanas. 

Veja também:

As histórias são sempre ambientadas na China antiga, tipicamente entre os períodos dinásticos Tang e médio Ching (aproximadamente 618 dC a 1800 dC). A maioria dos protagonistas de Wuxia também são capazes de habilidades físicas coloridas e incríveis. Este em si, a principal atração do gênero.”

Como surgiu?

O Wuxia é uma ficção que existe há muito tempo na literatura chinesa, mas passou a ser vista como literatura somente após o Movimento Quatro de Maio de 1919. O ápice do gênero ocorreu entre as décadas de 1960 e 1980.

Kung Fu

As artes marciais são muito importantes para o Wuxia, sendo a base de qualquer obra do gênero. Os protagonistas são capazes de usar as artes marciais para extrapolar as habilidades físicas humanas e fazerem feitos incríveis. 

Quando adaptados para filmes ou dramas de televisão, esses protagonistas exibem habilidades maravilhosas, como força sobre-humana, agilidade extraordinária e até a capacidade de andar sobre paredes e água. Essas ‘habilidades’, desnecessário dizer, são muitas vezes o principal ponto de venda de tais adaptações. No entanto, deve-se notar que as habilidades de Wuxia são amplamente limitadas à proeza física. Habilidades psíquicas, como hipnose, raramente aparecem, mas nunca com o tipo de formidabilidade encontrada nos quadrinhos americanos.”

Tropos do Wuxia

  • Armas ou habilidades lendárias (sem serem mágicas)
  • Domínio de Wulin (o mundo dos artistas marciais chineses)
  • Vingança
  • Resistências contra a invasão estrangeira
  • Lutas entre facções

Exemplos

  • Anime: Blades of the Guardians

(via Owlcation)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!