Descubra o que é tokusatsu e quais animes foram influenciados por ele 

Você já assistiu algum tokusatsu? Além disso, já viu algum anime que foi influenciado pela categoria de séries e filmes?

tokusatsu
Reprodução/ Internet

Não só animes como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco e Pokémon foram os responsáveis por popularizar conteúdos japoneses aqui no Brasil. Muitas séries tokusatsu também foram transmitidas na televisão brasileira, criando uma legião de fãs. Os tokusatsu também foram responsáveis por inspirarem alguns animes famosos e continuam a influenciar muitos outros até hoje. Mas, antes de falarmos desses animes, vamos entender o que a palavra significa.

Veja também:

Segundo o site CBR:

Na tradução mais literal, ‘tokusatsu’ significa simplesmente ‘efeitos especiais’. Qualquer filme ou programa de TV que envolva algum tipo de efeitos especiais extravagantes e extravagantes pode ser classificado como um recurso de tokusatsu. Ao mesmo tempo, o gênero japonês acumulou vários subgêneros que são mais explicativos do que o termo que se tornou conhecido. Por exemplo, existem produções ‘kaiju/daikaiju’, com esses termos sendo traduzidos como ‘besta misteriosa’ ou ‘monstro gigante’. O avô desse gênero seria, claro, o Godzilla original e suas sequências, que deram vida ao seu monstro gigantesco através de miniaturas que fizeram sua fúria pelo Japão parecer assustadoramente realista. Os próprios monstros são tipicamente retratados por pessoas em trajes que variam do espalhafatoso e pateta ao de alta tecnologia e horripilante.”

Entre os exemplos de tokusatsu temos: Ultraman, Kamen Rider e os Super Sentai (refeitos no ocidente como os Power Rangers). 

Influência nos animes e mangás

Reprodução/ Internet

Muitas franquias de tokusatsu viraram, mais tarde, mangás e animes. Além disso, temos casos de personagens de animes diretamente inspirados pelo gênero, como o Tuxedo Mask de Sailor Moon. O próprio gênero mahou shoujo (garotas mágicas) tem inspiração no tokusatsu. Grupos coloridos de heróis ou vilões de animes também vieram desse tipo de live-action, como a Força Ginyu de Dragon Ball Z ou os cavaleiros de Cavaleiros do Zodíaco.

Dadas as acrobacias e nomes ultrajantes dos ataques em shows de tokusatsu, pode-se até argumentar que conceitos semelhantes em animes e mangás shonen encontram suas raízes lá.” (via CBR)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!