Por que os protagonistas shounen precisam de um novo power-up para derrotar os vilões? 

Você já reparou que para o personagem principal de um anime shounen derrotar um novo vilão, ele precisa de um novo poder?

shounen

Um tropo surgido nos últimos anos em animes shounen é o power-up de última hora, dado ao protagonista da história para que ele possa derrotar um grande vilão. Isso não seria um problema se esse novo poder aparecesse na história apenas como uma vantagem para o protagonista, após ele treinar para obtê-lo, ao invés de surgir do nada e ser a única forma possível do vilão ser derrotado.

O power-up

shounen
Reprodução/ Internet

A única coisa que torna esse tropo shounen diferente em diversas séries é a forma como o power-up surge. Ele pode ter formas diversas, desde um poder recém-descoberto, uma nova técnica nunca antes mostrada, novas habilidades desenvolvidas em segredo, novas transformações e assim por diante. 

Veja também:

O tropo em si não é o problema, afinal, se ele for pré estabelecido, por exemplo, através de um treinamento, sua aparição na série será natural e fará sentido. O maior problema é quando ele surge do nada em um shounen, ou quando faz o vilão poderoso perder sua ameaça em questão de segundos.

Embora a progressão da trama que exige um determinado dispositivo de enredo não seja novidade, como o anime e o mangá lidam com isso pode ser incrivelmente frustrante. Os trancos e barrancos de algumas séries farão parecer que apenas o último truque pode salvar o dia são absurdos. No início, era um problema comum em alguns shonens de batalha populares. No entanto, o problema se expandiu para outras séries e transformou a escrita decente em algo artificial, preguiçoso e repetitivo.” (via CBR)

Esse power-up dos shounens pode fazer com que todos os poderes e habilidades anteriores adquiridos pelo personagem pareçam fracos e inúteis, além de tornar a história cada vez mais previsível. E a forma como ele é obtido pode ser ainda mais prejudicial para a história. Afinal, “se uma nova habilidade se manifesta no meio de uma luta sem nenhum passo para ganhá-la, isso pode ser difícil de argumentar” e “corre o risco de sair como um deus ex machina“.

Além disso, muitas vezes o power-up dá uma vantagem extrema que torna o protagonista shounen, que até então era inferior ao seu oponente, muito mais forte e poderoso que o vilão. 

A melhor maneira de evitar esse problema com a fluência do poder é manter a utilidade das habilidades mais antigas. Uma boa luta é sobre combatentes usando todas as suas habilidades de forma otimizada para vencer seus oponentes e não depender de um único truque. […] Novos power-ups e habilidades certamente podem ser legais, mas não precisam ser colocados em um pedestal tão alto.” (via CBR)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!