Conheça os gêneros chineses Wuxia, Xianxia e Xuanhuan e entenda melhor suas novels e manhuas

Já leu algumas novels e manhuas chineses que apareciam classificados com os gêneros Wuxia, Xianxia e Xuanhuan? Iremos explicá-los a seguir.

Reprodução/ Internet

Com a popularidade crescente e fácil acesso das novels, filmes, doramas e manhuas chineses, os fãs desse tipo de conteúdo acabam entrando em contato com palavras que nunca viram antes, ou que até já viram por aí, mas não entendem o que significam. Entre as mais comuns estão Wuxia, Xianxia e Xuanhuan, usadas em classificações ou tags de obras chinesas, sejam filmes, livros, novels, manhuas ou outros tipos de mídias. Para ajudá-lo a entender o que cada um desses termos significa, vamos explicá-los a seguir, junto com exemplos do que ler ou assistir em cada gênero. 

Veja também:

Gêneros chineses

Wuxia

novels

As histórias chinesas classificadas como Wuxia, “Heróis Marciais”, são aquelas que mostram artistas marciais com grandes habilidades físicas, podendo fazer coisas inacreditáveis como pular muito alto, escalar obstáculos enormes, quebrar paredes com golpes, etc. Não envolvem histórias sobrenaturais, apesar das habilidade humanas serem extrapoladas: 

As histórias são sempre ambientadas na China antiga, tipicamente entre os períodos dinásticos Tang e médio Ching (aproximadamente 618 dC a 1800 dC). […] Deuses, demônios e monstros não aparecem. Tropos como viagens entre reinos e raças não humanas também não existem.” (via Owlcation)

Histórias fictícias sobre humanos comuns que podem alcançar habilidades de luta sobrenaturais através de treinamento em artes marciais chinesas e cultivo de energia interna. Temas de cavalheirismo, tragédia, vingança e romance são comuns.” (via Immortal Mountain

Um exemplo de novel desse gênero é Di Wang Gong Lue (The Emperor’s Strategy), um romance histórico boys love, escrito por Yu Xiao Lanshan e lançado em 2015. Conta a história do imperador Chu Yuan que assume o trono aos dezoito anos, pouco antes de a guerra civil ocorrer em Yun Nan. 

Xianxia

novel
Reprodução/ Internet

Segundo o blog Scumbag00, o gênero Xianxia significa “Heróis Imortais” e se refere a histórias fictícias que envolvem artes marciais, cultivação, Budismo, medicina tradicional chinesa, alquimia, Taoísmo, e seres e poderes sobrenaturais baseados no folclore chinês. Esse talvez seja um dos gêneros mais comuns de encontrarmos por aí, principalmente em novels famosas, como Mo Dao Zu Shi que foi lançada recentemente pela editora NewPOP aqui no Brasil. 

Os protagonistas (geralmente) tentam cultivar a imortalidade, buscando a vida eterna e o auge da força. Fortemente inspirado pelo taoísmo.” (via Immortal Mountain

Mo Dao Zu Shi conta a história de Wei Wuxian, o Patriarca de Yiling, que seguia o caminho da cultivação demoníaca e “ressuscitou” treze anos após sua morte. Acordando em um corpo desconhecido, ele se reencontra com alguém de seu passado, Lan Wangji.

Xuanhuan

novels

Literalmente “Fantasia Misteriosa”. Esse gênero é uma mistura entre o folclore chinês e elementos estrangeiros. 

Os romances de Xuanhuan e Xianxia às vezes podem parecer semelhantes na superfície. Procure a presença de elementos taoístas (o Dao, Yin e Yang, Imortais, etc…) no romance para distinguir facilmente os dois – se eles não estiverem presentes, então provavelmente é um romance Xuanhuan.” (via Immortal Mountain)

Um exemplo do gênero é a novel Heaven Official’s Blessing, que conta a história de um príncipe herdeiro, Xie Lian, que ascendeu à divindade. No entanto, um dia ele é banido para o mundo abaixo e enviado ao Reino Mortal para caçar fantasmas violentos e espíritos. (via Scumbag00; Immortal Mountain; Owlcation)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!