Conheça o gênero sáfico e sua relação com o girl love/ yuri

Você já ouviu falar no gênero de romances conhecido como sáfico? Pois ele tem tudo haver com o girls love/ yuri dos animes e mangás.

girls love sáfico f
Reprodução/ Internet

A palavra “sáfico” tem aparecido cada vez mais pela internet nos últimos anos. No Twitter, e demais redes sociais, você encontra muitas autoras independentes que se referem aos seus romances como sáficos. Mas, afinal, o que é sáfico? Segundo a autora de romances do gênero, Julia Rietjens, e dona de um site que fala sobre o assunto:

Sáfico vem de Safo, uma poetisa grega que viveu na ilha de Lesbos. Safo, além de ser a primeira mulher a marcar a literatura ocidental, ficou conhecida por se relacionar com outras mulheres – e por escrever sobre o amor entre mulheres também.

Na época, há mais de 2000 anos atrás, era comum que mulheres se casassem com homens, mas as relações homoafetivas nunca foram vistas com maus olhos. Portanto, não era de todo estranho que Safo escrevesse sobre mulheres. Porém, por causa de seus textos, os termos lésbica (que antes significava ‘alguém de Lesbos’) e sáfica passaram a se referir ao relacionamento entre mulheres.”

Veja também:

Então romance sáfico é a mesma coisa que romance lésbico? Não. A diferença entre os dois pode ser considerada a mesma entre os termos girls love (GL) e yuri, por exemplo. Girls love é um termo guarda-chuva para toda história que apresenta relacionamentos entre mulheres ou protagonizadas por personagens mulheres que fazem parte da sigla LGBT+ e não necessariamente envolvidas em romances. Já yuri é o gênero que mostra relacionamentos românticos entre duas mulheres. Yuri são sempre histórias românticas, normalmente de caráter sexual. 

E o sáfico? Ele é semelhante ao termo girls love

Um livro sáfico apresenta um romance principal entre duas mulheres, independente das sexualidades delas – podendo ser bissexuais ou pansexuais, por exemplo. […] Importante dizer que, quando uma das protagonistas é lésbica e a outra, bi, por exemplo, o termo correto para se referir a obra é como livro sáfico também. E perceba que estou falando mulheres no geral, e que isso inclui tanto mulheres trans, quanto cis.” (via Julia Rietjens)

Já romances lésbicos são mais próximos ao gênero yuri

Um livro lésbico apresenta um romance principal entre duas mulheres lésbicas – ou seja, que se relacionam apenas com mulheres.” (via Julia Rietjens)

O site Valkirias tem uma matéria incrível sobre o assunto, repleta de dicas de livros que apresentam histórias sáficas: Romances Sáficos: uma lista para celebrar o amor

Você já conhecia o termo ou sabia sobre o que se tratava? Se você é fã de GL/ Yuri, precisa dar uma chance ao gênero e adentrar esse mundo incrível, afinal:

Porque mulheres, além de amar outras mulheres, são capazes de muitas outras coisas, […] em um mundo de homens, relações entre mulheres que não necessariamente atravessam o olhar masculino são possíveis e reais.” (via Valkirias

(via Julia Rietjens; Valkirias)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!