Mo Dao Zu Shi | Como a NewPOP lidou com o projeto e o futuro das novels boys love no Brasil  

Conversamos com o site Lacradores Desintoxicados para saber o que eles acham da versão brasileira da novel Mo Dao Zu Shi.

 novel Mo Dao Zu Shi.
Reprodução/ Internet

A light novel Mo Dao Zu Shi (MDZS), publicada no Brasil pela editora NewPOP, ainda está dando o que falar entre os fãs de boys love (BL) em geral e entre os fãs da obra chinesa. Conversamos com alguns fãs e fanbases para saber o que eles estavam achando da versão brasileira da novel e suas opiniões sobre a importância do título sendo trazido para o Brasil. Uma dessas conversas foi com os responsáveis pelo site Lacradores Desintoxicados, que cobre o lançamento de mangás e novels por aqui, além de falar sobre animes e cultura pop asiática.

Perguntamos a opinião do site sobre como a edição da NewPOP de MDZS havia ficado, e se eles esperam que a popularidade de vendas do título abra as portas para mais novels chinesas BL no Brasil. Veja os comentários do Lacradores Desintoxicados a seguir.

Veja também:

Sobre a escolha de MDZS

Acho que a escolha do título pela editora foi certeira, no sentido de popularidade. Mo Dao Zu Shi, é uma das, se não for A novel BL chinesa (Danmei) mais popular da atualidade. Começar a trabalhar não só o segmento, como a vinda de títulos da China por MDZS foi um ótimo acerto. Para além disso, por ser uma obra extremamente popular, de fenômeno a nível mundial (dentre os principais mercados do meio), era quase certa a garantia de venda do título e não só isso, como uma excelente porta de entrada para mais pessoas conhecerem a editora e seus títulos.

Como a NewPOP lidou com a divulgação 

Porém, a editora precisa tomar cuidado com certas coisas pois pode ter um efeito reverso. Como é uma gama muito grande de pessoas, talvez como eles nunca tenham experimentado anteriormente, algumas coisas podem sair do controle, como vimos acontecer ocasionalmente, como a editora comentar de coisas que não estão acordadas ou com maior indício de que vão ser aprovadas, e no fim, não conseguir essa autorização ou aprovação.

Mo Dao Zu Shi | NewPOP divulga novas informações e imagens - confira!

Como ficou o volume 1 

Achei a edição física muito bonita. Está bem acabada, adorei os detalhes em dourado (hot stamping), os detalhes no rodapé das páginas e as aberturas de capítulos, bem como as ilustrações do miolo, estão excelentes! Relataram a questão da diagramação estar muito próxima do miolo, mas do que o vi na minha edição, não está tão ruim como fizeram parecer e acredito que há coisas maiores para se preocupar. Não li muito do volume ainda, porém amigos comentaram que tem problema de pontuação (vírgula e ponto). Do que eu li (20 primeiras páginas), o texto está fluido e não encontrei erros ortográficos.

A importância de MDZS e o futuro das novels 

Reprodução/ Internet

“‘Mo Dao Zu Shi é um título muito importante pelo estrondo que ele é e sem dúvida alguma, mais obras chinesas virão. Ocasionalmente vemos aparecer por outras editoras, como ‘Viúva de Ferro’, da Xiran Jay Zhao, que saiu pela editora Intrínseca em fevereiro deste ano. Agora, especificamente de obras puxadas mais para o meio geek/otaku, a vinda de mais títulos já está acontecendo, não à toa que a própria NewPOP já anunciou que publicará ‘A Estratégia do Imperador‘ (Di Wang Gong Lue), de Yu Xiao Lan Shan, e ‘Seizing Dreams‘, de Fei Tian Ye Xiang. Acredito que com a força de MDZS, mais obras virão e torço para que venham de outros segmentos como GL [girls love] e até outros estilos, que não necessariamente tenham romance na história. Mas, as primeiras que já virão estão ótimas: histórico e fantástico (MDZS), mistério e fantasia (Seizing Dreams), e estratégia/guerras (A Estratégia do Imperador).

Para acompanhar o trabalho do Lacradores Desintoxicados, clique aqui.

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!