Jin-Roh: The Wolf Brigade, o Ghost in the Shell esquecido pelos fãs de animes 

Jin-Roh: The Wolf Brigade é um anime de 1999 que tem a mesma temática de Ghost in the Shell, mas que se tornou completamente esquecido.

Jin-Roh: The Wolf Brigade
Reprodução/ Internet

Ghost in the Shell é um dos grandes clássicos dos animes, aclamado mundialmente e de grande importância para a ficção científica. O filme de 1995, inspirou diversas produções como Matrix, e continua a ser relevante até hoje. Uma outra obra contemporânea ao filme e que aborda temas semelhantes é Jin-Roh: The Wolf Brigade, de 1999, que também é a adaptação de um mangá. Mas, talvez Ghost in the Shell tenha ofuscado seu companheiro, pois hoje ninguém lembra de Jin-Roh.

Veja também:

O que é Jin-Roh: The Wolf Brigade

A história é adaptada do mangá de Oshii e foi dirigida por Hiroyuki Okiura. Segundo o site CBR:

O filme se passa em um mundo alternativo em que a Alemanha, não a América, bombardeou o Japão durante a Segunda Guerra Mundial, levando a uma versão muito diferente da década de 1950. O protagonista é Kazuki Fuse, um membro dos Kerberos Panzer Cops. A unidade – o próprio Fuse – está desacreditada depois que uma jovem detona uma bomba, matando-se em um ato de terrorismo. Atormentado com o que aconteceu, Fuze conhece Kei, a suposta irmã da garota que detonou as bombas. Juntos, eles descobrem a verdade sobre as ações da garota, bem como a dos próprios Panzer Cops. As lealdades mudam e as conspirações são reveladas em um mundo onde a verdade é constantemente escondida do público, com a inquietação sendo a única constante.”

Jin-Roh vs. Ghost in the Shell

Ghost in the Shell que tem um cenário cyberpunk e Jin-Roh ocorre em um passado alternativo, essas são basicamente as únicas diferenças entre as obras, pois ambas tocam nos mesmos temas, como: sociedades cheias de inquietação e protestos, um governo altamente burocrático e que esconde a verdade das pessoas, diversas reviravoltas e mistérios.

O tom de Jin-Roh é assombroso, onde tudo parece tenso e sombrio, dando peso e propósito a cada ação. É tudo reforçado por uma bela animação tradicional que explode a maioria das produções ocidentais da época. O escritor André Mazzone observou que isso era indicativo de uma cultura diferente no Japão, onde a animação no cinema tinha uma quantidade muito maior de liberdade criativa. Jin-Roh: The Wolf Brigade merece tanta aclamação quanto Ghost in the Shell. (via CBR)

Se você gosta de Ghost in the Shell, que tal dar uma chance a Jin-Roh? 

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!