Como as crenças japonesas sobre a morte influenciam diversos animes

Não só animes que falam sobre morte, mas a grande maioria têm as crenças japonesas sobre a vida após a morte presentes.

crenças japonesas na vida após a morte

Muitos animes tem a presença da vida após a morte em suas narrativas, como Dragon Ball que tem o Outro Mundo, Yu Yu Hakusho que tem o Mundo Espiritual, Naruto que cita a Terra Pura, Bleach que é baseado na Sociedade das Almas e muito mais. Todas elas parecem diferentes crenças da vida após a morte, mas, na verdade, elas são visões japonesas do pós-vida, totalmente relacionadas a cultura do Japão. 

Veja também:

Entendo a vida após a morte no Japão

crenças japonesas na vida após a morte

O Japão é um país xintoísta e budista e isso se reflete nos animes. A maioria das pessoas faz parte das duas religiões que aceitam bem serem misturadas e até mesmo praticadas junto com mais de duas, ainda mais o xintoísmo que é politeísta, ou seja, que permite a adoração de muitos deuses. No xintoísmo nós temos três reinos:

  • Yomi é o reino dos mortos sob a terra e é governado pela deusa Izanami no Mikoto.
  • Takamahara fica localizado nos céus
  • Ashihara-no-Nakatsukuni fica localizado na terra. 

Nas tradições budistas japonesas, temos ainda o conceito de reencarnação, quando um espírito pode renascer ou ser mandado para o Jigoku, algo como o inferno (não ocidental). Antes disso,  o espírito passa por uma jornada, chamada chuuin, de 49 dias, ficando entre o mundo dos vivos e dos mortos. No 35º dia da jornada, o espírito é levado até Enma-Daio onde é julgado. Aqui lembramos de animes como Yu Yu Hakusho e Dragon Ball. Dependendo do julgamento, a alma pode renascer em diferentes lugares. 

Enma usa um espelho especial para ver os pecados de uma pessoa e os compara com as boas ações que ela fez. Se a pessoa for considerada indigna de renascer em um dos cinco níveis superiores, ela será condenada a uma das camadas do Jigoku.”

crenças japonesas na vida após a morte

O Jigoku tem cerca de 64.000 camadas e o tempo que um espírito fica no lugar é de acordo com seu crime, mas quando sua punição se cumpre, ele pode renascer. 

Se uma alma é enviada para Tengoku, ela não é punida como as enviadas para Jigoku, mas não é um paraíso utópico. As almas podem se sentir desiludidas e infelizes. As almas podem envelhecer e morrer como parte do Ciclo do Sofrimento, uma vez que seu bom carma se esgote. A única maneira de escapar desse ciclo é alcançar o gedatsu, ou nirvana. Uma vez que isso tenha sido alcançado, uma alma pode desfrutar da eternidade em um lugar chamado Terra Pura, estudando com aqueles que alcançaram a iluminação.” (via CBR)

Que outros animes você lembra que mostram, ou são, sobre a vida após a morte, reencarnação, céu e inferno?

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!