Entenda a diferença entre romances shounen e romances shoujo

Apesar de ser difícil separar os dois, há diferenças significativas entre romances shounen e romances shoujo, que iremos explicar a seguir.

shounen shoujo
Reprodução/ Internet

Se você acha que o gênero romance pertence apenas ao shoujo, e sempre é abordado superficialmente no shounen, está enganado. Há muitos mangás de romance que são classificados como shounen, pois tem como público alvo principal homens. Eles podem ser facilmente identificados de acordo com algumas características, como manterem o foco da narrativa na ação e aventura, mas apresentando um romance do ponto de vista masculino. Outra forma, e a principal, para diferenciar o romance shounen do shoujo é ver em qual revista eles são publicados. 

Veja também:

Segundo o site HQBR:

O romance de Shounen é tipicamente estrelado por protagonistas masculinos cuja abordagem do amor difere muito de um enredo shoujo dirigido por mulheres. Como o shonen continua a atender o público masculino, o romance é frequentemente misturado com os elementos shonen mais típicos de luta, ação e aventura. Isso levou muitos títulos populares de fantasia e isekai shounen a apresentarem o romance como um ponto importante da trama, como visto em Sword Art Online. Laços românticos costumam ser formados e fortalecidos enquanto os casais viajam juntos para cumprir uma missão comum – um tropo popular incorporado a programas como The Rising of the Shield Hero e The Seven Deadly Sins.”

Enquanto isso, os romances shoujo costumam ser mais reais, evitando misturas com o sobrenatural, ou utilizando esse temática como plano de fundo e não como o principal da narrativa. Além disso, são do ponto de vista feminino e fogem dos gêneros ação e aventura. 

Enquanto isso, os romances shoujo costumam ser animes da vida real que são mais realistas e lidam com problemas da vida real. Enquanto o romance shoujo permanece fortemente sentimental e emocionalmente dirigido, o romance shonen é cheio de excitação  e elementos fantásticos.

Hoje em dia, há muitos shounens que misturam em suas histórias a temática “amor”, e isso pode tornar muito difícil saber se ele pertence a essa classificação ou se é apenas um shounen. Há também muitos casos de histórias shounen de romance que são tão parecidas com shoujos, até mesmo em seus traços, que é quase impossível saber a qual dos dois ele pertence. Você sabia da existência dessas duas classificações? Já parou para pensar que existem shounens que não possuem nada de romance, enquanto outros, a parte romântica é importante e enraizada na trama de ação e aventura? Consegue pensar em obras que poderíamos chamar de romance shounen? (via HQBR)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerd_site)

Thaisy Quinteiro
Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!