Nova mercadoria de ‘Attack on Titan’ causa polêmica e é cancelada

Você conhece a braçadeira de Eldian e seu significado?

Attack on Titan está passando por uma queda na venda de mercadorias após seu comitê gerar polêmica ao anunciar seus planos de fazer alguns produtos obscuros relacionados a quarta temporada do anime. Uma dessas peças era uma braçadeira Eldian, um pedaço de pano que todo Eldiano tem que usar em Marley. As braçadeiras são um símbolo de opressão e os fãs do mangá e anime associaram o item com as braçadeiras impostas aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

O anúncio do produto causou polêmica entre os fãs, apesar do uso das braçadeiras não ser tão controverso no mangá. Os fãs em todo o mundo ficaram enojados com a ideia de mercantilizar esses símbolos de opressão, mesmo eles sendo falsos, pois os itens estão enraizados em símbolos reais da história sombria da humanidade. 

O comitê do anime resolveu então ouvir os fãs e divulgou um comunicado esta semana cancelando o produto: “O conjunto de produtos para produção reproduz parte do figurino de um personagem que aparece em  Ataque ao Titã. […] No entanto, [a braçadeira] também é considerada um símbolo de discriminação racial e étnica. Reconhecemos que houve falta de consideração na comercialização do item. Lamentamos muito.” Com os novos episódios da quarta temporada próximos de sua estreia, muitos fãs sabem que mais polêmicas virão.  (via Comic Book)

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerdsite).

Thaisy Quinteiro
Thaisy Quinteiro Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!