(Exclusivo): Érico Borgo fala sobre processo de criação e dá detalhes empolgantes sobre Nerd, seu livro

Em entrevista exclusiva, o Nerd Site pôde conversar com Érico Borgo sobre seu novo projeto

Érico Borgo fala sobre processo de criação e dá detalhes empolgantes sobre Nerd, seu primeiro livro
Érico Borgo fala sobre processo de criação e dá detalhes empolgantes sobre Nerd, seu livro

O poder e a influência de Érico Borgo para a cultura pop é indiscutível. O apresentador, crítico de cinema, e escritor, cedeu uma entrevista exclusiva ao Nerd Site, fornecendo detalhes interessantes sobre seu livro, Nerd.

Embarcando em mais uma jornada ao entretenimento, a figura brasileira de destaque está prestes a lançar seu mais novo projeto ao mundo. Atualmente envolvido com podcasts, membro da Huuro, e muito mais, Borgo entregará não apenas uma obra sobre sua história com a cultura pop, mas uma carta de amor a todos que amam e acompanham esse universo.

Capa oficial do livro Nerd de Érico Borgo

Ao ser questionado sobre como se sentia ao compartilhar parte de sua jornada com a cultura pop e em dar vida ao manuscrito, Érico contou que está feliz acima de tudo, e que embora tenha sido um processo longo, foi prazeroso poder contar sobre sua história, e dedicar o trabalho ao público geek.

“Eu estou muito feliz. Foi muito prazeroso terminar esse livro. Acho que nunca tinha sentido essa sensação de terminar algo tão longo, e fiquei arrepiado quando percebi que tinha finalizado. Foi um trabalho que comecei há seis anos atrás, e não que eu tenha escrito por seis anos completos, mas foram fragmentos e pequenas histórias que fui escrevendo ao longo desse tempo. Nesse último ano de 2021, comecei a costurar todas essas histórias juntas em algo único.”

O autor comentou sobre como se sentiu monótono ao sair da equipe do portal Omelete, e logo se consumiu pelo questionamento de como continuaria sua carreira, e onde. Érico ainda brincou sobre apenas aproveitar seu momento de lazer, como jogar videogames. No entanto, com o tempo, conseguiu encontrar um caminho para o livro, e poder materializar todas as histórias.

Logo oficial do livro

Segundo ainda o escritor, o rascunho passou por várias mudanças, tanto para refinar seu texto, quanto para trocar suas narrativas, adicionar novos detalhes etc. Érico prosseguiu contando que a experiência foi inédita, uma vez que esteve envolvido apenas com textos informativos ou críticas para cinema, séries e entre outros, anteriormente.

“Refinei o texto, tirei histórias, adicionei outras… Eu escrevi ao longo de seis anos, então tem momentos em que estive triste, alegre, outros em que senti raiva, ou me senti meio bobo. Foi um processo muito legal, eu só tinha trabalhado em textos críticos e informativos, nada tão completo como esse. O livro tem muita informação, tive que pesquisar, ler, e cheguei a ver até tese de mestrado para entender momentos históricos que antes eu não entendia quando era criança. É um livro de “história”, história da cultura nerd ancorado na timeline da minha vida. É minha história, mas também é a nossa história.”

Durante a entrevista, Borgo ressaltou que lançar a obra literária não era seu plano inicial, mas seu editor sempre o incentivou, conversou sobre como sua história é interessante, e o quanto valia à pena desenvolver o livro, além dos fãs terem sido fundamentais para que o projeto realmente seguisse adiante.

Érico Borgo relembrou muito de seus momentos mais preciosos para pôr em seu exemplar, e ao ser questionado sobre lembrar a respeito de alguma história em específico que o marcou, o autor contou sobre uma lembrança envolvendo uma pessoa real que o intrigou, junto à uma lição de moral emocionante.

Confira o momento em que Borgo relembra essa história:

Para finalizar a entrevista, pedimos para que Érico definisse o Nerd em três palavras, essa expressão tão conhecida entre os amantes da cultura pop, e que carrega um significado tão forte, além de ser o título oficial de seu livro.

“Três palavras… um apaixonado. Um verdadeiro nerd é apaixonado, obcecado e um estudioso. Uma pessoa que vai a fundo na sua paixão e a entende.”

Atualmente o livro está realizando seu financiamento coletivo com itens exclusivos em seu site oficial, com preços que variam desde R$25,00 à R$3200,00. Quanto mais alto o valor, maior serão os benefícios, mais itens acompanhando o manuscrito e maior será o nível nerd.

O livro Nerd tem lançamento oficial programado para março de 2022.

Assista ao trailer oficial de Nerd:

Felipe Pinheiro
Felipe Pinheiro Redator, social media, apresentador, estudante de Jornalismo, missionário de Star Wars e outras nerdices.