O novo anime histórico, ‘The Heike Story’, pode ser visto por leigos?

Saiba se é fácil de acompanhar o anime, mesmo não sabendo nada sobre a história de ‘Heike Monogatari’.

O novo anime original da Science SARU e Naoko Yamad, The Heike Story, reconta uma história clássica da literatura japonesa, passado no século 12, com algumas adaptações ao mistura-la com elementos sobrenaturais. O anime acompanha o clã Taira, as facções internas e os conflitos políticos e sociais entre aqueles que querem manter sua relevância e poder. A história é muito conhecida e estudada no Japão, o que levanta a pergunta: O anime é acessível para iniciantes?

O site ANN fez essa pergunta a alguns participantes de seu chat. Veja suas opiniões a seguir e cuidado (!!!), pois haverá spoiler (!!!) da série.

“A história de Heike chega até nós do estúdio Science SARU, que conhece programas únicos e instigantes, incluindo a exploração da escuridão interior que era o bebê chorão DEVILMAN. Também é … muito. É como assistir a um daqueles dramas de época sem saber o que é uma Inglaterra. Também, notavelmente, Heike é dirigido pela querida Naoko Yamada. Ela ganhou muitos seguidores por sua direção dramática e sincera na Kyoto Animation, então vê-la partir para um conto clássico tão prestigioso com um estúdio conhecido por quebrar o molde da animação é realmente incrível! E isso mostra que Heike é absolutamente lindo.”

“Sim, se temos que começar por algum lado, é melhor começar por aí: The Heike Story é facilmente um dos programas mais bonitos desta temporada. Variando de residências deliciosas a cenas que imitam pinturas japonesas tradicionais, The Heike Story oferece muito para ver – mesmo se for um campo de batalha sangrento.”

“Pode até ser um dos programas mais bonitos deste ano, desta década e talvez até deste século? Sua escolha. Obviamente, estou exagerando, mas realmente parece um corte acima do resto para anime serializado e eu compararia mais com a qualidade de um filme ou outro tipo de maestria altamente construída tanto na deliberação de sua história quanto em seus visuais. Absorvê-lo apenas com os olhos é uma experiência quase transcendente.”

“Você vai ficar feliz porque é tão bonito, porque The Heike Story também é a coisa mais seca que você vai assistir o ano todo. Há uma reviravolta sobrenatural na história, cortesia de Biwa ser capaz de ver o futuro, mas no final esta ainda é uma história sobre os rumores de uma nobre família japonesa enquanto eles enfrentam o império japonês no período Heian. Você tem que querer assistir a um programa tão profundamente político. Eu acho que, como os melhores dramas políticos, porém, a atenção aos detalhes na composição da cena e linguagem corporal evita que seja um bando de cabeças falantes (às vezes carecas), e tenta muito injetar no conflito muita humanidade para as figuras nele para que não pareça o mesmo que adormecer durante a aula de história.”

“Também vou observar que, embora a Guerra de Genpei tenha sido um evento real, a versão em The Heike Story é um conto profundamente dramatizado e moralizado sobre os perigos do poder. Suas mensagens fortemente budistas sobre a natureza do carma são uma das razões pelas quais é angustiante o suficiente para ser adaptado e executado muitas vezes ao longo dos séculos. Quando executada, é tradicionalmente narrada por jogadores cegos de biwa como aquele para o qual vemos Biwa, o personagem, evoluir. Portanto, The Heike Story não é apenas sobre os eventos em si, mas se torna uma história sobre como os eventos que estamos assistindo à nossa frente serão narrados no futuro (nosso presente).”

“Eu realmente espero que vocês tenham trazido um caderno ou pelo menos um pedaço de papel para acompanhar a árvore genealógica! Eu tenho o azar de ser ruim com rostos porque há dois caras velhos e horríveis nesta série e eu dificilmente poderia distingui-los! E há ainda mais personagens que não conhecemos ainda, já que há muito drama na corte, mas se você se lembra de algum cara velho, que seja Kiyomori, já que é ele quem está tentando fazer todo mundo fazer o que ele quer.”

O Nerd Site agora tem um canal no Telegram – Participe para receber e discutir sobre as principais notícias da cultura pop (t.me/nerdsite).

Thaisy Quinteiro
Thaisy Quinteiro Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!