Filmes

Você conhece todas estas referências? Veja filmes que inspiraram até gêneros de jogos

Reunimos uma lista de obras incríveis e não muito óbvias de filmes que inspiraram muito grandes jogos. Você conhece todas estas?

  Vitor Cayres    quarta-feira, 15 de setembro de 2021

É certo que hoje o mundo dos jogos é um entretenimento gigantesco que influencia muitos outros tipos de mídia, mas nem sempre isso aconteceu. Houveram filmes que não inspiraram somente jogos, mas até um gênero como um todo. Reunimos uma lista de obras incríveis e não muito óbvias de filmes que inspiraram muito grandes jogos. Você conhece todas estas? Confira!

Blade Runner

O filme é um sci-fi incrível lançado em 1982, a produção de Ridley Scott atingiu com primazia a essência de um futuro distópico decadente onde humanos têm de conviver com andróides. A história de Rick Deckard (Harrison Ford) e a sua missão como caçador de andróides, influenciou e muito grandes jogos do passado como Snatcher de Hideo Kojima, Deus Ex, Cyberpunk 2077, Syndicate e outros que surgiram depois dessa obra. Todo conceito de estética cyberpunk com um futuro não tão feliz quanto imaginamos, nunca tinha sido visto nas telonas.

Apesar de não ter sido bem recebido devido ao seu roteiro lento, ele inspirou grandes jogos pela sua história e ambientação. A história sobre uma sociedade com vários dilemas sociais envolvendo humanos e andróides, policiais e mercenários, rendeu muito conteúdo para jogos nesta adaptação do livro “Do Androids Dream of Electric Sheep?” de Philip K. Dick.

Snatcher de Hideo Kojima com ambientação futurista cyberpunk…

Snatcher de Hideo Kojima com ambientação futurista cyberpunk..

 Aventureiros do bairro proibido

Aventureiros do Bairro Proibido foi um filme que todo mundo viu na sessão da tarde, inúmeras vezes. Porém você já percebeu o quanto a aventura pastelão de Kurt Russell lembra a consagrada série Mortal Kombat?

O próprio Raiden parece um dos “Guerreiros Temporais” e Lo Pan é a inspiração do Shang Tsung. É certo que Mortal Kombat teve até o seu próprio filme de sucesso, porém no começo ele teve inspirações dos filmes de ação dos anos 80 principalmente de Jean Claude Van Damme.

Alien, o Oitavo Passageiro

Outro título incrível de Ridley Scott é o Alien, o 8º passageiro. Esse filme de terror espacial é uma grande inspiração para muitos jogos desde sua época em 1979 até hoje. Porém você sabia que ele é uma influência direta de Halo? É possível perceber que o “Flood” de Halo 3 é muito semelhante aos “facehuggers” de Alien. Fora isso é também possível perceber que os capacetes dos “Altos Conselheiros”, fazem referência a Rainha Alien. O longa tem a dose certa de suspense misturado a uma excelente ambientação Sci-Fi e isso rendeu muita inspiração para vários jogos neste estilo.

 

O Sargento Apone é a inspiração do Sargento Johnson em Halo 3. 

Starship troopers

“Tropas Estelares” como é conhecido no Brasil, pode ser a 1ª vista um filme sobre tropas espaciais enfrentando ameaças alienígenas em um filme com muito “sangue”, porém o filme na realidade é uma crítica à glorificação do militarismo. Todo visual dos insetos alienígenas e como foram imaginadas as tropas estelares foi uma grande inspiração para a série Warhammer e o clássico da Blizzard, Starcraft.

Nesse RTS, podemos observar claramente que os “terranos” usam uniformes bem similares aos das tropas do filme, outro fator bem parecido são os próprios Zergs, que parecem uma forma de inseto alienígena. A temática do filme também é bem explosiva e cheia de ação igual as partidas de Starcraft.

Quando o jogo foi lançado ele apontou uma nova era dos esports, sendo o jogo competitivo mais assistido em 2010, segundo a página Variety. Apesar de ter uma inspiração em uma série não tão aclamada, o jogo é um grande clássico dos jogos de estratégia e possui um cenário competitivo forte até hoje. Na Rivalry você faz apostas em Starcraft e confere de perto também outros jogos muito aclamados dos esports.

The Warriors

The Warriors é um filme que retrata uma Nova York dominada por gangues das características mais diferentes. Depois da morte de Cyrus, líder de todas as gangues, a gangue dos Warriors é incriminada pela morte dos mesmos. Nessa trama eles têm de voltar para casa e ao mesmo tempo provar a sua inocência perante as outras gangues. Todo esse enredo, estilo visual marcante  e vilões influenciou vários beat em ups da época, Double Dragon, Streets of Rage e Final Fight são grandes jogos muito inspirados neste filme.

Streets of Rage e seus clássicos rivais inspirados em The Warriors.

Matrix

 

Matrix é um filme que revolucionou o cinema tanto pela sua história incrível quanto pelo seus efeitos especiais. O longa que mostra um futuro dominado por robôs e uma humanidade escravizada, até teve jogo lançado, porém com um sucesso não muito relevante. O que o filme impactou mesmo no mundo dos jogos foram os seus efeitos, principalmente o “Bullet time”.

Max Payne foi um título que chamou muito a atenção pelo forte uso dessa técnica.

Max Payne foi um título que chamou muito a atenção pelo forte uso dessa técnica.

A icônica cena onde Neo desvia de balas no topo de um prédio não foi apenas uma influência visual ou histórica, criou também uma nova mecânica para jogos de ação. Max Payne, Sniper Elite, Fallout e outros, passaram a utilizar esta mecânica para criar um combate mais emocionante. Podendo combater os inimigos em câmera lenta, inclusive, esta técnica é utilizada até hoje.