Séries & TV

Os melhores documentários disponíveis na Netflix

Documentário sobre poker conta a história de um dos esportes mais populares do mundo.

  Vitor Cayres    quarta-feira, 15 de setembro de 2021


Photo by Pixabay

Documentários são uma ótima forma de adquirir conhecimento e se divertir ao mesmo tempo. Atualmente existem inúmeros documentários interessantes e é muito difícil saber quais assistir no pouco tempo livre disponível, mas abaixo é possível encontrar os melhores documentários disponíveis na Netflix.

“Professor Polvo” apresenta uma história única e emocionante

Dirigido por Pippa Ehrlich e James Reed diretamente para a Netflix e considerado um dos documentários mais imaginativos dos últimos anos, existem muitos motivos para assistir “Professor Polvo”.

Durante a uma hora e meia de duração o espectador poderá acompanhar Craig Foster, um documentarista sul-africano, em uma jornada impressionante e maravilhosa com um polvo no Cabo da Boa Esperança do litoral da África do Sul.

É verdade que a superfície o filme é sobre a natureza, especificamente os hábitos de um amigável polvo, mas quando se mergulha mais fundo é possível perceber que ele vai muito além do esperado.

Feito para incentivar a capacidade de imaginação e empatia do espectador, “Professor Polvo” mostrar como essa espécie animal é tão inteligente quanto única no mundo e pode até mesmo ser considerada uma espécie de alienígena na Terra – hipótese que já foi explorada em outras obras muito interessantes.

Uma história curiosa e absolutamente comovente, o documentário foi premiado com o Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem em 2021 e merece ser assistido por qualquer pessoa que queira melhorar sua capacidade de emoção e conexão com outras espécies que habitam o planeta.

Documentário sobre poker conta a história de um dos esportes mais populares do mundo

O poker é uma das modalidades mais populares no Brasil e os fãs do esporte das cartas podem assistir “All In: The Poker Movie” na Netflix. Considerado um dos melhores programas sobre o esporte na plataforma, esse documentário é excelente para quem quiser conhecer mais sobre os últimos anos da modalidade.

Com direção de Douglas Tirola, o longa oferece aos espectadores uma das histórias mais completas sobre o surgimento e ascensão do poker online na virada do milênio e conta com a presença de diversas das figuras mais importantes do meio nas últimas décadas.

Um dos grandes destaques do filme é a história do competidor Chris Moneymaker, que cravou sua participação e subsequente vitória no campeonato mundial da modalidade por meio de um simples torneio online, assim como as aparições de outros gigantes da modalidade como Daniel Negreanu, Phil Hellmuth e Mike Sexton.

Photo by Pixels

Life in Color mostra toda a beleza da natureza

Documentários como o já mencionado “Professor Polvo” e o recente ganhador do Emmy “O Segredo das Baleias” da Disney+ são ótimos, mas é impossível falar sobre os melhores documentários do mundo sem mencionar ao menos uma produção voltada totalmente para a natureza e suas diversas espécies e nesse sentido “Life in Color” é um dos mais belos já criados.

Com narração do lendário David Attenborough, o documentário dividido em três partes percorre o planeta enquanto investiga como os animais conseguem utilizar suas habilidades desenvolvidas ao longo de anos pela seleção natural são capazes de se misturar a natureza.

Além da enorme diversidade de espécies e locais que é apresentada ao longo da produção, ela se destaca por mostrar o mundo da forma como os animais o enxergam – algo que proporciona uma experiência única e recompensadora para o espectador.

“American Factory” mostra um pouco do choque de cultura entre Estados Unidos e China

Um dos documentários contemporâneos mais interessantes já lançados nos últimos tempos, “American Factory” fala sobre a classe média norte-americana e um pouco sobre como funcionam as relações atuais entre os Estados Unidos da América e a China.

O documentário começa com o fechamento de uma tradicional fábrica de produção de automóveis da General Motors (GM) na cidade de Moraine em Ohio (EUA) e explica as diferentes consequências econômicas desse acontecimento para os habitantes da região.

Em seguida a produção mostra a chegada da empresa chinesa Fuyao Glass America, produtora de vidros para carros, na região que adquire as antigas instalações da fábrica da GM e acaba contratando muitos dos colaboradores da antiga fábrica, que precisam se integrar com os colaboradores chineses trazidos por ela para os EUA e com os novos diretores.

Dirigido por Steven Bognar e Julia Reichert, o documentário apresenta aos espectadores uma ótima história sobre os impactos da globalização na vida real e como pessoas de diferentes práticas de manufatura, estilos de gerenciamento e principalmente culturas se relacionam.