Funimation se envolve na derrubada de sites piratas de anime

DMCA tem mandado mensagens ameaçando sites de ações legais.

Neste ano, 2021, vários sites piratas de anime foram desativados, incluindo aplicativos. E, algo que surpreendeu a todos, recentemente, foi o envolvimento da Funimation na caçada aos sites que pirateiam mangás e animes.

Segundo compartilhado por Torrent Freak:

“Buscando proteger seus investimentos e negócios existentes, Funimation está usando os serviços da empresa de proteção de marca Corsearch, que começou a escrever para os operadores de aplicativos e serviços de pirataria de anime avisando que eles precisavam ser encerrados.”

Um aplicativo de pirataria chamado Tayaki, recebeu um aviso da DMCA (Digital Millennium Copyright Act, Lei dos Direitos Autorais do Milênio Digital), que dizia o seguinte:

“Por favor, veja a carta em anexo em nome de Funimation Global Group, LLC, em relação à sua aplicação, Tayaki. O não cumprimento desta notificação pode resultar em mais atividades escalonadas contra você, incluindo um encaminhamento criminal para as autoridades policiais.”

O Torrent Freak respondeu ao comunicado:

“Não conseguimos obter uma cópia do próprio aviso de retirada, mas o operador da plataforma confirma que, em resposta à notificação, o projeto foi arquivado. […] Este aplicativo já está fechado. Infelizmente, foi atingido por um DMCA pela empresa monárquica conhecida como Funimation.”

Outros sites e aplicativos que também foram notificados: AnimeGlare, Shiro, Projeto Kamyrol, Yukino. (via Anime Motivation)

Thaisy Quinteiro
Thaisy Quinteiro Bacharela em Letras, tradutora e professora de japonês, apaixonada por kpop, anime/mangá, livros, drag queens, cosplay e tantas outras coisas que não cabem aqui!