Listas

Especial Nerd Site: VMA, Vanguard Awards, uma honraria cobiçada

Em nosso quinto dia de Especial Nerd Site: VMA, vamos relembrar quem já recebeu o cobiçado “Vanguard Awards”, porque ele mudou de nome e toda a polêmica que resultou essa troca.

  Leonardo Nascimento    sexta-feira, 10 de setembro de 2021
Madonna, Beyoncé e Missy Elliott

Madonna, Beyoncé e Missy Elliott

Michael Jackson Video Vanguard Award (também conhecido como Video Vanguard Award ou Lifetime Achievement Award), é um prêmio honorário entregue para artistas musicais e diretores de videoclipes em edições do MTV Video Music Awards (VMAs), cerimônia estabelecida em 1984. Tem como finalidade reconhecer as “notáveis contribuições” na arte dos vídeos musicais e do “profundo impacto” causado na cultura popular. Em sua edição de estreia, The Beatles e Richard Lester foram os primeiros honrados por “inventarem os videoclipes”. Em 1986, Madonna se tornou a primeira artista feminina contemplada com o prêmio.

Em 1991, o prêmio foi renomeado como homenagem à Michael Jackson, vencedor da categoria em 1988. Autores documentam que o advogado do artista propôs a ideia para os organizadores da cerimônia, resultado de uma reclamação de Jackson quando descobriu que Madonna seria homenageada como a artista da década de 1980. No mesmo período, durante o especial de dez anos da MTV, Madonna ironizou: “Eu nunca pedi para que [vocês] nomeassem um prêmio com meu nome, pedi?“.

No ano seguinte, Axl Rose, vocalista do Guns N Roses, também rejeitou a associação da estatueta ao nome de Jackson, respondendo em seu discurso de vencedor: “Isso aqui não tem nada a ver com Michael Jackson“.

A última edição a entregar este prêmio com o nome de Michael, foi em 2019, isso ocorreu devido as acusações de pedofilia ao cantor voltarem à tona, depois do lançamento de “Leaving Neverland”, documentário sobre supostos abusos sexuais de menores praticados por Jackson.

Desde a sua primeira entrega, a categoria já homenageou trinta e quatro artistas, com o nome de Michael no prêmio e um como “TRICON Awards”, no caso Lady Gaga, este ano o prêmio será entregue com o nome de “Global Icon”, para a banda Foo Fighters. Além disso, apenas penas nove pessoas foram capazes de vencer o maior prêmio da cerimônia, a categoria de Vídeo do Ano.

Confira todos que já ganharam:

1984: Foi entregue o primeiro Vanguard a David Bowie, pelas mãos de Herbie Hancock. Na mesma edição, a honraria também foi dedicada ao cineasta, Richard Lester e The Beatles, por “inventarem os videoclipes”.

Vanguard Awards

Vanguard Awards

1985: Entregue por Chrissie Hynde, David Byrne, foi honrado por seu trabalho com Talking Heads. Russell Mulcahy, também foi honrado com esse prêmio na mesma edição, entregue por John Taylor, Andy Taylor e membros do Duran Duran. Mulcahy foi o diretor da obra audiovisual de “Video Killed the Radio Star” (1979), interpretada por The Buggles, reconhecido como o primeiro vídeo musical exibido pela MTV. A banda de rock Godley & Creme, recebeu naquele mesmo ano, pelas mãos de Herbie Hancock.

Vanguard Awards

Vanguard Awards

1986: Chegou a vez da rainha do pop Madonna, entregue por Robert Palmer, a cantora foi a primeira artista feminina honrada com o prêmio. O cineasta polonês Zbigniew Rybczyński, que já trabalhou com nomes como, Simple Minds, Pet Shop Boys, Missing Persons e Mick Jagger, além de ter dirigido o icônico vídeo de “Imagine” de John Lennon. Zbigniew, recebeu o prêmio das mãos da dupla, Pet Shop Boys.

1987: Foi a vez de Peter Gabriel receber essa honraria, entregue por Laurie Anderson. Gabriel foi vencedor do troféu de Vídeo do Ano por “Sledgehammer” no mesmo ano. O diretor de cinema e clipes musicais, Julien Andrew Temple, recebeu a honraria pelas mãos de David Bowie. Ele já produziu clipes para diversos artistas como, Sex Pistols, Janet Jackson, Culture Club e Depeche Mode.

Peter Gabriel recebendo seu Vanguard

Peter Gabriel recebendo seu Vanguard

1988: Foi a vez do rei do pop, Michael Jackson, entregue por Peter Gabriel, Jackson foi o primeiro artista negro honrado com o prêmio.

1989: O lendário George Michael, recebeu a honraria pelas mãos de nada mais nada menos que Madonna:

1990: Janet Jackson recebeu o prêmio por Magic Johnson, Jackson permanece como a artista mais jovem a ser honrada com o troféu, recebendo-o quando tinha apenas 24 anos.

1991: Bon Jovi e o diretor Wayne Isham que já dirigiu videoclipes de vários artistas populares como Roxette, Mötley Crüe, Britney Spears, Simple Plan, Avenged Sevenfold, Pantera, *NSYNC, Shania Twain, Metallica, Keith Urban, Godsmack, Leona Lewis, Aaliyah, Pink Floyd, Sheryl Crow, Joss Stone, Madonna, Michael Jackson Kelly Clarkson, Avril Lavigne, Def Leppard, Bon Jovi, Muse, Adam Lambert, Rick Martin, Ever After High, entre outros, recebeu de Arsenio Hall.

1992:  Chegou a vez de Guns N’ Roses receber o grande prêmio, pelas mãos do Brian May e Roger Taylor, membros do Queen. Um dos integrantes Axl Rose, rejeitou o nome de Michael no prêmio, dizendo em seu discurso, “Isso aqui não tem nada a ver com Michael Jackson“.

1994: Foi entregue para a banda The Rolling Stones, que receberam por Jann Wenner, cofundador da revista “Rolling Stone”. No mesmo ano, também foi entregue para Tom Petty, pelas mãos de Billy Corgan, membro do The Smashing Pumpkins.

1995: Entregue para banda R.E.M., foi Drew Barrymore que deu a eles a honraria. Anteriormente, a banda havia recebido o troféu de Video do Ano por “Losing My Religion” em 1991.

1997: A honraria retornou, sendo dado a LL Cool J, entregue por Mariah Carey, converteu-se como o primeiro rapper vencedor da honraria. No mesmo ano, Mark Romanek também recebeu pelas mãos de Janet Jackson.

1998: A banda de rap-rock, Beastie Boys, recebeu pelas mãos do rapper Chuck D.

2000: Red Hot Chili Peppers, foram os honrados, prêmio foi entregue pelo comediante, Chris Rock e Lance Crouther.

2001: Foi a vez do U2, a honraria foi entregue por Carson Daly.

2003: A banda Duran Duran, recebeu por Kelly Osbourne e Avril Lavigne.

2006: Hype Williams, produtor musical que também produziu os clipes de “Empire State of Mind” de Jay-Z e Alicia Keys, “Video Phone” de Beyoncé e Lady Gaga, entre outros. O prêmio foi entregue por Kanye West.

2011: Britney Spears, a cantora foi a primeira cantora a receber a honraria desde 1990 com Janet Jackson, entregue por Lady Gaga, anteriormente, Spears havia recebido o troféu de Vídeo do Ano por “Piece of Me” em 2008.

2013: Justin Timberlake, entregue por Jimmy Fallon. Timberlake também recebeu a estatueta de Vídeo do Ano por “Mirrors” (2013) na mesma cerimônia.

 

O cantor também fez um medley de seus sucessos em comemoração:

2014: Beyoncé foi a homenageada da noite, o prêmio foi entregue por Jay-Z e e sua filha Blue Ivy. A cantora já foi vencedora da categoria de Vídeo do Ano por “Single Ladies (Put a Ring on It)” em 2009 e “Formation” em 2016.

A cantora fez uma performance icônica de seu álbum “BEYONCÉ”:

http://www.mtv.de/musik/videoclips/da2653/MTV-VMA-Video-Vanguard-Medley

2015: Kanye West, entregue pelas mãos de Taylor Swift, com quem o rapper tem uma desavença no qual começou justamente no palco do VMA de 2009.

2016: Rihanna foi a coroada da noite, o prêmio foi entregue pelo seu amigo pessoal Drake. A artista já recebeu o troféu de Vídeo do Ano por “Umbrella” em 2007 e “We Found Love” em 2012.

A cantora ainda fez quatro performances de medleys de seus sucessos:

2017: Pink, entregue pela apresentadora e comediante Ellen DeGeneres. Anteriormente, Pink havia vencido a categoria de Vídeo do Ano por “Lady Marmalade” em 2001.

Confiram a performance da cantora:

2018: Jennifer Lopez, recebeu o prêmio por Shawn Mendes. E se tornou a primeira artista de origem latina honrada com o prêmio.

Confiram a super performance da cantora:

2019: Missy Elliott, entregue por Cardi B. Anteriormente, Elliott recebeu a estatueta de Vídeo do Ano por “Work It” em 2003.

Confiram a performance da rapper:

2020: Lady Gaga recebeu a honraria com o nome “TRICON Awards“, pelas mãos da modelo Bella Hadid, até então não sabemos se esse substituirá o Vanguard, já que a cantora é a primeira e única a receber.

Confiram a performance:

Esse ano, o prêmio mudou novamente de nome, “Global Icon“, será entregue para a banda Foo Fighters.

A edição deste ano ocorre no dia 12 de setembro com transmissão ao vivo pela MTV ainda contará com apresentação de Doja Cat e performances de Justin Bieber, Olivia Rodrigo, Camila Cabello e muito mais.