Filmes

Minamata | Diretor acusa MGM de tentar “enterrar” o filme por causa de Johnny Depp

A MGM nega as acusações.

  Paulo C. Góis    terça-feira, 27 de julho de 2021

O diretor de Minamata, Andrew Levitas, enviou uma carta à MGM condenando o estúdio por supostamente enterrar seu drama histórico porque é estrelado por Johnny Depp.  A informação é do Deadline.

O filme foi escolhido pela MGM no outono passado, após sua estreia mundial em fevereiro de 2020 no Festival Internacional de Cinema de Berlim. A MGM disse ao Deadline que o filme não está enterrado e está apenas esperando por uma data de lançamento. O filme inicialmente estrearia em fevereiro de 2021, mas não foi lançado.

Johnny Depp estrela Minamata como o fotojornalista Eugene Smith, que aceita uma missão da revista Life para expor “décadas de negligência grosseira da Chisso Corporation”. Bill Nighy e Hiroyuki Sanada co-estrelam o filme ao lado de Ryo Kase, Tadanobu Asano e Akiko Iwase.

A estrela de Depp caiu nos últimos meses depois que ele perdeu um processo por difamação contra o The Sun, que se referia a Depp como um “espancador de esposas” enquanto cobria seu divórcio de Amber Heard. Depp saiu da franquia Animais Fantásticos e Onde Habitam da Warner Bros. após o veredicto e foi substituído por Mads Mikkelsen.

“Há cerca de um ano, a MGM comprou os direitos norte-americanos do filme ‘Minamata’ depois de assisti-lo na Berlinale”, escreveu Levitas na carta. “A MGM estava empenhada em trazer à luz o sofrimento de milhares de vítimas de um dos mais hediondos incidentes de poluição industrial que o mundo já viu. Ao reexpor sua dor ao compartilhar sua história, essa comunidade há muito marginalizada esperava apenas uma coisa – tirar a história das sombras para que outros inocentes nunca fossem afligidos como eles… e parecia naquele momento, com MGMs parceria, um desejo de décadas estava finalmente se tornando realidade.”

Levitas continuou: “Agora, imagine a devastação quando eles souberam na semana passada, que apesar de um lançamento global já bem-sucedido, a MGM decidiu ‘enterrar o filme’ (palavras do chefe de aquisições, Sam Wollman) porque a MGM estava preocupada com a possibilidade que as questões pessoais de um ator no filme podem refletir negativamente sobre eles e que, da perspectiva da MGM, as vítimas e suas famílias eram secundárias em relação a isso.”

O cineasta terminou a carta escrevendo “todos os envolvidos nesta história e nesta luta imploram mais amplamente à MGM para ser a solução, para inaugurar um ponto de inflexão em tantas vidas e reconsiderar sua decisão de impedir ativamente a distribuição e promoção de ‘Minamata’… Continuamos firmes de que a MGM vai pousar no lado certo dessas questões e, como tal, os cineastas, as vítimas, suas famílias, várias ONGs e GOs e muito mais – todos aguardam ansiosamente a oportunidade de trabalhar juntos.”

Um porta-voz da MGM deu a seguinte resposta: “O filme foi adquirido para lançamento pela American International Pictures (AIP), uma divisão da MGM que lida com lançamentos diários. ‘Minamata’ continua entre os futuros lançamentos da AIP e, neste momento, a data de lançamento do filme nos EUA é TBA. ”


Relacionados

Listas

Confira uma lista dos 20 atores que mais trabalha em Hollywood nos últimos cinco anos

Nicole Kidman, Sam Rockwell, Adam Sandler e Antonio Bandera também aparecem na lista.

Notícias

Johnny Depp teria acabado com sua carreira, segundo advogados especializados em Hollywood

Vale lembrar que Johnny Depp está processando Amber Heard por difamação, pedindo uma indenização de US$ 50 milhões, nos Estados Unidos.

Filmes

Animais Fantásticos 3 | Jude Law fala sobre saída de Johnny Depp da franquia

Animais Fantásticos 3, que está atualmente sendo filmado, estreia em 15 de julho de 2022.

Notícias

Petição para remover Amber Heard de ‘Aquaman 2’ atinge marca impressionante

Recentemente, Depp foi demitido do seu papel na franquia Animais Fantásticos, por conta do processo contra o jornal britânico The Sun.

Filmes

Animais Fantásticos 3 | Mads Mikkelsen deve assumir o papel de Grindelwald

Anteriormente agendado para ser lançado em novembro de 2021, Animais Fantásticos 3 agora chegará aos cinemas apenas em 15 de julho de 2022.

Filmes

Animais Fantásticos 3 | Jude Law comenta como é regressar as filmagens

O filme vai estrear nos cinemas de todo o mundo no verão de 2022.