Curiosidades

Horta na galáxia! Astronautas da NASA plantam pimenta em estação espacial

E aí, vai uma pimentinha espacial? 

  Paulo C. Góis    segunda-feira, 19 de julho de 2021

Já pensou uma pimentinha direto do espaço sideral?

Se os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional tiverem sorte, eles terão algumas pimentas picantes para comer ainda este ano.

Na última sexta-feira (16), a NASA revelou que o astronauta Shane Kimbrough iniciou um experimento chamado Plant Habitat-04, um processo no qual ele tentará cultivar pimentas a partir de sementes a bordo da estação espacial.

As sementes chegaram ao satélite de viagens espaciais no mês passado, e se as pimentas puderem crescer, florescer e produzir frutos, será a primeira vez que pimentas crescerão a partir de sementes no espaço.

As sementes foram plantadas em um porta-aviões especial por oficiais da NASA aqui na Terra antes de serem enviadas para a órbita a bordo de um porta-aviões comercial da SpaceX em junho. Assim que chegaram, Kimbrough colocou o transportador em um dispositivo na estação espacial chamado Advanced Plant Habitat (APH), uma câmara de crescimento.

“O APH é a maior instalação de crescimento de plantas na estação espacial e tem 180 sensores e controles para monitorar o crescimento das plantas e o meio ambiente”, disse a gerente de projeto do PH-04, Nicole Dufour, em um comunicado à imprensa distribuído pela NASA. “É uma câmara de crescimento diversificada e nos permite ajudar a controlar o experimento de Kennedy, reduzindo o tempo que os astronautas passam cuidando das plantações.”

Oficiais da NASA esperam que as pimentas amadureçam em quatro meses, e os membros da tripulação comerão um pouco a bordo da estação espacial se os dados indicarem que são seguras para consumo.

O resto das pimentas será então transportado de volta para a sede da NASA para análise posterior.