Cultura

10 anos da versão brasileira de High School Musical

Fomos atrás do elenco para relembrar o reality show e o longa HSM – O Desafio, além de outros sucessos no Disney Channel Brasil.

  Bruno Aires    terça-feira, 29 de setembro de 2020

Reprodução/Internet

O ano era 2007, quando a febre High School Musical ainda ganhava seu segundo filme. Um concurso para escolher o elenco brasileiro do musical teen recebeu 18 mil inscrições e levou 4 mil jovens do país inteiro a disputarem uma vaga em São Paulo. Em 2010, chegava às telonas High School Musical – O Desafio, atração que completa 10 anos e consolidou o resultado da competição que escolheu o Troy e a Gabriela brasileiros. Em celebração à data, o Nerd Site foi atrás de parte do elenco para falar desse sucesso.

“Foi uma experiência única. Na época eu dava aula de dança para crianças e foram elas que me avisaram sobre a seleção. Me inscrevi pensando na oportunidade de me verem dançando e me chamarem para dançar no filme”, conta Renatta Ferreira, escolhida para viver a protagonista feminina. Olavo Cavalheiro, que completa o casal principal, conta que também se inscreveu despretensiosamente. “Na época eu tinha 16 anos, fazia teatro há pouco mais de 7 anos, mas estava apenas ingressando no mundo dos musicais. Alguns amigos da escola escutaram a chamada no rádio e falaram ‘você tem que se inscrever’. Meu intuito era conseguir participar do filme, em qualquer papel”, conta.

Renatta Ferreira, à época da inscrição (2007)

A dupla e seus colegas de elenco foram escolhidos após um disputado reality show, acompanhado semanalmente por fãs apaixonados pelo universo HSM. Ainda em 2008, bem antes de o filme ser rodado, o programa HSM – A Seleção chegou às telas do Disney Channel e do SBT, reunindo 18 sobreviventes da longa peneira feita no ano anterior. Confinados em uma casa, onde recebiam aulas de canto, dança e interpretação, esses jovens precisavam realizar apresentações para disputar as vagas finais. Foram 8 finalistas até a escolha do casal Renatta e Olavo para protagonizar a trama brazuca.

Os oito finalistas: elenco principal de High School Musical – O Desafio

Mas o que não faltou foi trabalho para boa parte dos envolvidos. Fora o reality, eles lançaram CDs, estamparam matérias na imprensa, rodaram o país com shows e foram convidados para outros programas da casa, como a série Quando Toca O Sino, que poderá ser revista em breve no streaming da Disney. Além de Renatta e Olavo, mais nomes de sucesso foram descobertos ali e alçados para novos voos nas artes e entretenimento. Karol Cândido (ex-Karol Ka), Beni Falcone, Moroni Cruz, Pamela Otero, Samuel Nascimento e Eduardo Gil são só alguns deles. Todos já trabalhavam na área, mas foram projetados pelo programa.

De funk a Frozen

Figura conhecida em outros realities, como o The Voice Brasil e Lucky Ladies, e entrevistada pelo Nerd Site em 2017, Karol Cândido passou a investir no pop funk e assina seu novo projeto Karollina, pelo qual lançou recentemente o dance video Na Pressão. Pamela Otero segue atuando e pode ser vista na série steampunk A Todo Vapor, no Prime Video, além de se dedicar à divulgação do yoga por meio de suas redes sociais. Eduardo Gil também atua, participou da série Juacas, mas tem focado no trabalho de bastidor e investido na direção e produção de elenco. Abriu sua própria escola de interpretação e está produzindo a websérie MAYA, também no YouTube.

Sucesso por dar voz ao ambicioso príncipe Hans, de Frozen, Olavo Cavalheiro seguiu investindo na dublagem (ele também é o Andy de Toy Story 3) e no teatro musical, além de ter começado a dirigir produções de teatro e clipes desde 2018. Renatta Ferreira também colhe bons frutos após a vitória no reality. Ficou 10 anos no Disney Channel, onde apresentou por fim o Disney Planet. Teve ainda a oportunidade de estrear atrás das câmeras na segunda temporada de Juacas, como assistente de direção. Mas desde julho do ano passado, se dedica a seu projeto mais importante: a filhinha Liz.

Olavo dubla o vilão Hans de Frozen

Quando perguntados sobre a experiência do programa e da era Disney Brasil, realização, crescimento e gratidão pontuam as lembranças dessa turma e eles são consenso em afirmar a amizade e parceria que formaram entre si. Quase todos se falam diariamente até hoje, por meio de um grupo movimentado no Whatsapp. A rotina puxada de ensaios e gravações, que chegava a 12 horas por dia na época do filme, aproximou a turma e permitiu o convívio com celebridades, como a cantora Wanessa Camargo. Por aqui, ficamos na torcida por um reencontro musical quando a pandemia acabar.

Elenco na estreia do filme, em 2010

Eduardo Gil entrevistando Chris Evans, durante lançamento de Vingadores

Pamela Otero em cena como Vitoria Acauã, em A Todo Vapor

Elenco de Quando Toca O Sino em um dos clipes de maior sucesso da série 

 


Bruno Aires

Bruno Aires

Jornalista carioca que não gosta de futebol e de cerveja, Bruno aprendeu a ler com a Turma da Mônica e só gosta de assistir filmes e séries na ordem cronológica.

Comentários