Tecnologia

Kevin Mayer, CEO do TikTok, renuncia após censura de Donald Trump

A saída de Mayer ocorre poucas semanas depois que o presidente Trump assinou uma ordem executiva para proibir o TikTok, a menos que sua controladora ByteDance vendesse seus ativos nos EUA para uma empresa americana em 90 dias.

  Paulo C. Góis    quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Reprodução/Internet

Kevin Mayer deixou o cargo de CEO da TikTok, poucos meses após assumir o cargo e após a recente pressão do presidente Trump sobre a segurança do aplicativo, a Variety confirmou.

Mayer enviou uma carta aos funcionários da TikTok e da ByteDance na noite de quarta-feira (26), anunciando sua decisão.

“Nas últimas semanas, como o ambiente político mudou drasticamente, fiz uma reflexão significativa sobre o que as mudanças estruturais corporativas exigirão e o que isso significa para o papel global para o qual me inscrevi. Nesse contexto, e como esperamos chegar a uma resolução muito em breve, é com o coração pesado que gostaria de informar a todos que decidi deixar a empresa”, disse Mayer na carta.

“Eu entendo que a função para a qual me inscrevi – incluindo administrar a TikTok globalmente – parecerá muito diferente como resultado da ação da administração dos Estados Unidos de pressionar pela venda dos negócios dos EUA.”

A saída de Mayer ocorre poucas semanas depois que o presidente Trump assinou uma ordem executiva para proibir o TikTok, a menos que sua controladora ByteDance vendesse seus ativos nos EUA para uma empresa americana em 90 dias.

A Microsoft está em negociações para comprar o aplicativo de vídeo, enquanto outros compradores dos EUA que estão supostamente interessados ​​incluem o Twitter e a gigante de software Oracle.

Antes de ingressar na TikTok em maio, Mayer foi presidente da divisão internacional e direto ao consumidor da The Walt Disney Company. Anteriormente, ele atuou como vice-presidente executivo sênior e diretor de estratégia da Disney.

“Reconhecemos que a dinâmica política dos últimos meses mudou significativamente o escopo do papel de Kevin no futuro, e respeitamos totalmente sua decisão”, disse TikTok à Variety. “Agradecemos por seu tempo na empresa e desejamos-lhe tudo de bom.”


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários