Notícias

Joe Biden escolhe Kamala Harris como vice-presidente da chapa Democrata

A eleição presidencial dos Estados Unidos está chegando, e a corrida está se definindo.

  Paulo C. Góis    quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Reprodução/Internet

Joe Biden escolheu a senadora Kamala Harris como sua candidata à vice-presidência dos Estados Unidos, tornando-a a primeira mulher negra e a primeira asiático-americana a ingressar na chapa presidencial de um grande partido.

Harris, de 55 anos, foi vista como a pioneira para o segundo lugar nos últimos meses, especialmente depois do assassinato de George Floyd pelas mãos da polícia em Minneapolis em 25 de maio. Ela também se tornou a segunda mulher negra eleita ao Senado em 2016.

“Tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris – uma lutadora destemida pelo cidadão comum e um dos melhores servidores públicos do país – como minha companheira de chapa”, escreveu Biden no Twitter.

Ele continuou: “Na época em que Kamala era procuradora-geral, ela trabalhava em estreita colaboração com Beau. Observei enquanto eles atacavam os grandes bancos, levantavam os trabalhadores e protegiam mulheres e crianças de abusos. Eu estava orgulhoso na época, e agora estou orgulhoso de tê-la como minha parceira nesta campanha. ”

Harris, filha de pai jamaicano americano e mãe índia americana, trabalhou seu caminho como promotora de primeira linha em San Francisco. Como promotora distrital, ela se declarou “esperta com o crime”, aplicando uma abordagem tecnocrática às políticas tradicionais duras contra o crime.

Alguns de seus esforços – especialmente em torno da punição da evasão escolar – encontraram críticas dos progressistas. Seus críticos argumentaram que ela foi muito cautelosa em seis anos como procuradora-geral da Califórnia e não era uma verdadeira promotora “progressista”.

Seu desempenho afiado no Comitê Judiciário do Senado – onde seu questionamento direto dos funcionários do presidente Donald Trump muitas vezes se tornou viral nas redes sociais – a tornou uma estrela nacional.

Ela tem laços profundos com a indústria do entretenimento, graças a três campanhas estaduais na Califórnia, e valeu-se muito dos dólares de Hollywood durante sua candidatura à presidência no ano passado.


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários