Séries & TV

Edgar Vivar, o Sr. Barriga, explica por que ‘Chaves’ saiu do ar no mundo todo

Será que veremos Chaves na Netflix ou na Amazon? Só nos resta aguardar. 

  Paulo C. Góis    sexta-feira, 07 de agosto de 2020

Reprodução/Internet

O clássico programa mexicano Chaves saiu do ar misteriosamente em todo o mundo.

Agora, o ator Edgar Vivar, mas conhecido por dar vida o Sr. Barriga na série, tentou explicar um pouco os motivos por trás dessa decisão decepcionante.

De acordo com entrevista de Vivar a uma rádio mexicana no último domingo (02), o criador e estrela de Chaves, Roberto Bolaños, estipulou que suas séries pertenceriam à Televisa – que distribui o programa – até julho de 2020, data em que suas criações se tornariam exclusivamente posse do comediante e seus herdeiros.

Porém, a proposta da Televisa foi… continuar exibindo de graça. Pois é, sem pagar nada pelos direitos de exibição.

“Roberto Gómez Bolaños tinha apalavrado um contrato de usufruto dos personagens e de sua criação literária até 30 de julho deste ano, quase seis anos depois de sua morte. E não renovaram os direitos, a Televisa não quis pagar”, disse Vivar.

Com a retirada dos direitos da Televisa, a empresa, que era responsável pelas negociações de exibição internacionais (como no SBT), deixou de ter autoridade e os contratos perderam sua validade.

A explicação de que a Televisa não quis pagar um centavo por Chaves é corroborada pelas falas de Graciela Gómez, filha de Bolanõs:

“É uma pena que quem mais se beneficiou dos programas de ‘Chaves’ afirme hoje que não valem mais nada.”

De acordo com estimativas da Forbes, Chaves rendeu cerca de US$ 1,7 bilhão para a Televisa até 2014.

“Embora estejamos tristes pela decisão, minha família e eu esperamos que ‘Chaves’ esteja em breve nas telas do mundo. Continuaremos insistindo e estou certo de que conseguiremos”, disse Roberto Gómez Ferán, outro filho de Bolaños.

Será que veremos Chaves na Netflix ou na Amazon? Só nos resta aguardar.