Séries & TV

Edgar Vivar, o Sr. Barriga, explica por que ‘Chaves’ saiu do ar no mundo todo

Será que veremos Chaves na Netflix ou na Amazon? Só nos resta aguardar. 

  Paulo C. Góis    sexta-feira, 07 de agosto de 2020

Reprodução/Internet

O clássico programa mexicano Chaves saiu do ar misteriosamente em todo o mundo.

Agora, o ator Edgar Vivar, mas conhecido por dar vida o Sr. Barriga na série, tentou explicar um pouco os motivos por trás dessa decisão decepcionante.

De acordo com entrevista de Vivar a uma rádio mexicana no último domingo (02), o criador e estrela de Chaves, Roberto Bolaños, estipulou que suas séries pertenceriam à Televisa – que distribui o programa – até julho de 2020, data em que suas criações se tornariam exclusivamente posse do comediante e seus herdeiros.

Porém, a proposta da Televisa foi… continuar exibindo de graça. Pois é, sem pagar nada pelos direitos de exibição.

“Roberto Gómez Bolaños tinha apalavrado um contrato de usufruto dos personagens e de sua criação literária até 30 de julho deste ano, quase seis anos depois de sua morte. E não renovaram os direitos, a Televisa não quis pagar”, disse Vivar.

Com a retirada dos direitos da Televisa, a empresa, que era responsável pelas negociações de exibição internacionais (como no SBT), deixou de ter autoridade e os contratos perderam sua validade.

A explicação de que a Televisa não quis pagar um centavo por Chaves é corroborada pelas falas de Graciela Gómez, filha de Bolanõs:

“É uma pena que quem mais se beneficiou dos programas de ‘Chaves’ afirme hoje que não valem mais nada.”

De acordo com estimativas da Forbes, Chaves rendeu cerca de US$ 1,7 bilhão para a Televisa até 2014.

“Embora estejamos tristes pela decisão, minha família e eu esperamos que ‘Chaves’ esteja em breve nas telas do mundo. Continuaremos insistindo e estou certo de que conseguiremos”, disse Roberto Gómez Ferán, outro filho de Bolaños.

Será que veremos Chaves na Netflix ou na Amazon? Só nos resta aguardar.


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários