Tecnologia

Moto elétrica futurista revive design de quase 100 anos atrás

2029 Majestic é inspirada no modelo original de 1929, mas tem motor elétrico e peças impressas em 3D.

  Joshua Carvalho    segunda-feira, 06 de julho de 2020

Em 1929 um projetista chamado Georges Roy criou a Majestic, uma moto diferente de tudo o que havia sido visto até então. Baixa, com um corpo esguio e revestida por painéis metálicos que se estendiam da roda da frente até a traseira, cobrindo o tanque de combustível, motor e transmissão, a Majestic se parecia mais com um torpedo, e até hoje é vista como uma obra-prima do estilo “Art Deco”.

A Majestic original, de 1929.

A Majestic original, de 1929.

E foi na Majestic que o construtor Brian Fuller, da Fuller Moto, se inspirou para sua mais nova criação, a 2029 Majestic. A nova moto é baseada no icônico design de 1929, porém traz tecnologias do século 21 como componentes impressos em 3D e um motor elétrico.

A moto foi encomendada por Bobby Haas, proprietário do Haas Moto Museum and Sculpture Gallery em Dallas, no Texas, que tem mais de 200 motos (incluindo uma Majestic original) em sua coleção.

A 2029 Majestic.

A 2029 Majestic.

O chassis foi baseado em uma Zero FXS, da Zero Motorcycles, que tem dimensões similares às da Majestic. Ele foi invertido, para que as baterias ficassem em uma posição baixa, alinhadas com as rodas de 23 polegadas feitas em policarbonato.

Os painéis do corpo foram moldados à mão por Fuller a partir de chapas de alumínio. Outra pelas, como o guidão, pedais e a coroa da transmissão feitas com uma liga de titânio em uma impressora 3D da Oerlikon, que usa lasers para fundir um pó metálico e criar a peça. O design ficou a cargo de Nick Pugh, que já desenhou espaçonaves para a franquia Star Wars.

Além de linda, a 2029 Majestic é uma moto completamente funcional, com um motor de 34 Kw e autonomia de 160 km. Não que ela vá muito longe: ela ficará à mostra no museu de Haas, no Texas, pronta para inspirar uma nova geração de designers.

Informações fornecidas pelo site The Next Web.


Joshua Carvalho

Joshua Carvalho

Redator, escritor e conteudista na área do entretenimento. Inspirado por HQs, faço o que posso para espalhar a cultura pop pelo mundo.

Comentários