Tecnologia

Android 11: Google lança última grande atualização do beta

O Android 11 Beta 2 é o ambiente ideal para finalizar os ajustes de compatibilidade de aplicativos de terceiros.

  Joshua Carvalho    quinta-feira, 09 de julho de 2020

Google está liberando o Android 11 Beta 2, dando mais um passo em direção à versão final do sistema operacional. Desenvolvedores podem realizar os testes finais de compatibilidade e conferir algumas das últimas mudanças do SO.

O Android 11 Beta 2 é o ambiente ideal para finalizar os ajustes de compatibilidade de aplicativos de terceiros. É o momento para o desenvolvedor conferir aplicações, SDKs e bibliotecas disponíveis com a garantia do conceito de “Platform Stability”, onde a Google estabeleceu o comportamento definitivo do sistema diante dos apps instalados.

“Isso não só inclui a SDK e NDK APIs finais, mas também todo o comportamento e restrições para interfaces non-SDK que podem afetar apps. Portanto, do Beta 2, você pode lançar atualizações de compatibilidade com a certeza de que a plataforma não mudará”, incentivou no texto de descrição do update.

Assim, desenvolvedores podem preparar seus aplicativos e garantir a distribuição para o Android 11 no dia do lançamento. Além disso, a Google destacou alguns novos recursos introduzidos no Beta 2, são eles:

  • Solicitação de permissão única para câmera, localização ou microfone do dispositivo;
  • Restrição de acesso no armazenamento externo: apps não podem acessar arquivos de outras aplicações na memória externa;
  • Alocador reforçado Scudo para fazer o serviço de alocações de heap para detectar e atenuar alguns tipos de violações de segurança da memória;
  • Limpador de descritor do arquivo (fdsan) para detectar o uso incorreto da propriedade do descritor do arquivo, como uso após fechamento ou fechamento duplo.

A lista completa de alterações pode ser conferida direto do site oficial da Google para desenvolvedores (também em português). Lá, a Google indica soluções para possíveis erros encontrados após a atualização e explica cada uma das novidades.

Podemos aguardar o lançamento final do Android 11 logo no 3Q de 2020, junto ao Android Open Source Project (AOSP). Para participar do programa Android Beta, é necessário se inscrever na plataforma de testes da Google, possuir um dos dispositivos qualificados e baixar a atualização.

Informações fornecidas pelo site Android for Developers/Google e divulgadas por 9 to 5 Google via Tecmundo.


Joshua Carvalho

Joshua Carvalho

Redator, escritor e conteudista na área do entretenimento. Inspirado por HQs, faço o que posso para espalhar a cultura pop pelo mundo.

Comentários