Curiosidades

Você sempre usa a mesma senha em sites e apps?

Se você está entre aqueles que usam a mesma senha para todos os sites e aplicativos que frequenta, veja as informações abaixo.

  Joshua Carvalho    segunda-feira, 22 de junho de 2020

Password

Um novo aplicativo, uma nova senha. É praticamente impossível decorar um código de acesso para cada ferramenta online, por isso acaba se tornando inevitável para alguns a prática de utilizar a mesma sequência para tudo ou talvez três ou quatro que são reutilizadas entre todos esses serviços. Não é seguro, mas em determinadas circunstâncias termina sendo necessário.

O problema é que, se uma pessoa com intenções maliciosas descobre a senha de qualquer um dos aplicativos e sites que você usa, ela ganha acesso imediato aos outros serviços — e desvendar uma chave de acesso pode ser mais fácil do que você imagina. Em uma pesquisa rápida, pode-se descobrir seu time de futebol favorito, sua data de nascimento e de seus familiares e outras preferências… tudo isso pode ser usado como munição para quebrar uma senha. Isso significa que se deve evitar o uso de qualquer referência pessoal nesses códigos.

Também não adianta criar uma senha sem qualquer relação pessoal e fácil de lembrar se ela for extremamente comum, curta e simples. Veja alguns exemplos de códigos de acesso e quanto tempo seria necessário para quebrá-los, de acordo com o site How Secure Is My Password?:

  • carro: 300 microssegundos

  • Carro: 10 milissegundos

  • Vermelho: 22 minutos

  • CarroVermelho: 16 mil anos

  • EuTenho1CarroVermelho: 35 quintilhões de anos

Isso significa que senhas mais longas e mais complexas (com letras maiúsculas, minúsculas e números) são mais fortes. Mas quanto mais longas e complexas elas forem, ainda mais considerando o uso de uma única por aplicativo ou site, mais difícil será se lembrar de todas.

Existe dentro disso a possibilidade do site ou app que está utilizando possuir um firewall fraco, onde os núcleos de informação podem ser facilmente invadidos, o que vem a prejudicar mesmo aquele que se empenha na construção de senhas eficientes. Entretanto, ainda em emboscadas como essa, sequências criadas com detalhe de caracteres podem ajudar a manter sua conta segura por mais algum tempo.

Referências para este texto foram tiradas do site Tecmundo.


Joshua Carvalho

Joshua Carvalho

Redator, escritor e conteudista na área do entretenimento. Inspirado por HQs, faço o que posso para espalhar a cultura pop pelo mundo.

Comentários