Filmes

Os 5 melhores filmes do Bruce Willis

Duro de Matar, O Sexto Sentido, Pulp Fiction… fica difícil escolher.

  Paulo C. Góis    segunda-feira, 01 de junho de 2020

E aí, vai uma lista com os melhores filmes do Bruce Willis?

Corpo Fechado (2000)

Parece loucura agora, mas há vinte anos, o escritor e diretor de O Sexto Sentido, M. Night Shyamalan, era o homem a assistir em Hollywood.

Sua sequência de 2000 para esse filme, Corpo Fechado, foi outro sucesso. Willis é David Dunn, um segurança que é alertado sobre sua invulnerabilidade sobre-humana depois que sobrevive a um acidente de trem que mata todos os outros a bordo. Samuel L. Jackson interpreta Elijah Price, um negociante de arte com doença óssea quebradiça, que guia Dunn com seu conhecimento da história em quadrinhos.

Tanto críticos quanto o público elogiaram o filme como uma subversão emocional e instigante dos filmes de quadrinhos. Mas foi somente quando ganhou status de cult nos anos seguintes ao seu lançamento que se tornou um dos filmes mais duradouros e populares de Shyamalan.

Em 2016, M. Night lançou Fragmentado, no qual James McAvoy interpreta um homem que sofre de um grave distúrbio dissociativo de identidade. O filme, saudado como um retorno à forma de Shyamalan, foi revelado mais tarde como uma sequência de Corpo Fechado.

Vidro, de 2019, não conseguiu concluir satisfatoriamente a trilogia, para grande decepção dos fãs. No entanto, Corpo Fechado continua sendo um clássico que apresenta Shyamalan e Willis no seu melhor.

Moonrise Kingdom (2012)

Bruce Willis é mais conhecido por interpretar heróis de ação experientes que vivem à beira da lei e da ordem. Mas de vez em quando, ele assume um papel em um tipo completamente diferente de filme… e brilha absolutamente nele.

É o caso do Moonrise Kingdom de Wes Anderson. Willis se une a um elenco (com Tilda Swinton, Ed Norton e Bill Murray) como um capitão da polícia que organiza uma festa de busca por crianças que fugiram em busca de amor e aventura.

Os críticos adoraram esse filme e o público também adorou, rapidamente tornando Moonrise Kingdom um clássico moderno. No estilo típico de Anderson, é um filme repleto de cores e detalhes que conquistou Anderson e o co-roteirista Roman Coppola uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Esse pode não ser um dos papéis mais proeminentes de Willis, mas é uma verdadeira delícia ver o ator ter um material tão sincero e absolutamente vale a pena assistir para qualquer fã sério de Willis.

O Sexto Sentido (1999)

Se você pudesse voltar no tempo para 1999 e dizer às pessoas que tinham acabado de ver O Sexto Sentido que M. Night Shyamalan seria um dia uma piada do setor, você provavelmente seria motivo de riso.

É claro que o filme é conhecido por seu final icônico, no qual Bruce Willis, um psicólogo infantil que trabalha com uma criança (Haley Joel Osment) que afirma que pode ver e se comunicar com os mortos, descobre que está morto o tempo todo.

É realmente um momento de filme matador, mas é fácil esquecer que a história que levou a essa revelação é fantástica por si só e vale a pena assistir, mesmo que você saiba que a reviravolta está chegando.

Os críticos ficaram impressionados com a mistura especializada de horror e ação do filme. Também foi um sucesso comercial, arrecadando uma quantia de US$ 672,8 milhões, tornando-se o segundo filme de maior sucesso de 1999, depois de Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma.

O próprio Willis recebeu muitos elogios por sua performance, embora apenas Osment e Toni Collette tenham sido os indicados ao Oscar.

Duro de Matar (1988)

O debate sobre Duro de Matar gira em torno de uma única pergunta: é apenas um dos melhores filmes de ação de todos os tempos (indiscutível) ou também um dos melhores filmes de Natal de todos os tempos?

Não há resposta fácil. O próprio Willis analisou a questão: “Duro de Matar não é um filme de Natal! É um filme de Bruce Willis!” Difícil discutir com o próprio homem.

Este filme, sobre um policial que é forçado a resgatar ocupantes do arranha-céu de sua esposa em Los Angeles no Natal, é sem dúvida o melhor filme de Bruce Willis.

É também um dos thrillers de ação mais insanos, diretos e sem desculpas já feitos. Ele faz crescer pelos no seu peito. Faz com que você queira dar um soco nos terroristas, mesmo que eles sejam interpretados pelo amado ator Alan Rickman.

Faz com que você queira fugir de uma explosão usando uma mangueira de incêndio para se manter preso ao edifício. Mas é claro, você não pode fazer essas coisas. Apenas John McClane pode.

Pulp Fiction (1994)

Se você estava se perguntando como Duro de Matar poderia ser superado em uma lista dos melhores filmes de Bruce Willis, não procure além de Pulp Fiction, em que Willis interpreta um pugilista que está fugindo de um chefão do crime.

O filme é freqüentemente citado como o que revitalizou a carreira de John Travolta, mas também deu um impulso significativo a Willis, cuja filmografia imediatamente anterior a ele exibia muito mais bombas do que sucessos de bilheteria.

Quanto ao próprio Willis, ele teve que cortar seu próprio salário e arriscar seu estrelato para atuar no filme, que tinha um orçamento moderado. Mas a aposta valeu a pena.

Ele recebeu mais reconhecimento por pura atuação do que nunca, e ganhou milhões a longo prazo.

E aí, qual é o seu favorito?

Bruce Willis GIF - Find & Share on GIPHY


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários