Curiosidades

NASA publica time-lapse com dados de 10 anos sobre o Sol

A gravação compila uma década de milhões de fotos da estrela.

  Joshua Carvalho    quinta-feira, 25 de junho de 2020
Capturas da SDO da NASA

Capturas da SDO da NASA em Maio de 2015

Em 2020, o Solar Dynamics Observatory (SDO) completa 10 anos no espaço, estudando o Sol. Para comemorar, a NASA divulgou, nesta quarta-feira (24), um vídeo em time-lapse que reúne alguns dos principais registros do maior astro do Sistema Solar feitos pela sonda, ao longo do período.

Lançado em 2010, o SDO tem a função de observar o Sol, estudando os processos que afetam a vida na Terra. Ele conta com instrumentos para capturar imagens ininterruptamente. Um deles é o Atmospheric Imaging Assembly (AIA), responsável por registrar uma foto a cada 12 segundos, em 10 comprimentos de onda de luz diferentes.

Até o momento, a sonda reuniu 425 milhões de imagens em alta resolução, em um arquivo de 20 milhões de GB de dados. Toda esta observação permitiu à agência espacial americana realizar inúmeras descobertas sobre a estrela, como a de um novo tipo de explosão magnética, que ajudou a entender os motivos das altas temperaturas na atmosfera solar.

Solar Dynamics Observatory, by NASA

Ilustração do Solar Dynamics Observatory, da NASA

O SDO também está próximo de concluir um ciclo solar inteiro, completado a cada 11 anos. Com isso, ele terá obtido informações de toda a dinâmica de funcionamento da estrela.

TIME-LAPSE DO SDO

O time-lapse do Solar Dynamics Observartory divulgado pela NASA contém fotos tiradas no comprimento de onda de 17,1 nanômetros (unidade de medida de comprimento do sistema métrico). De acordo com a agência, esta faixa é a ideal para mostrar a camada atmosférica mais externa do Sol, ou seja, a sua coroa.

A gravação compila uma década de milhões de fotos da estrela em 61 minutos no canal NASA Goddard, mostrando o aumento e a diminuição da atividade solar durante o período. Também é possível ver, em alguns momentos do vídeo, eventos astronômicos notáveis, como erupções solares e a passagem de planetas. E para aqueles com um pouco menos de paciência, no Twitter há uma publicação mais reduzida do vídeo, resumindo todo o trabalho do SDO em menos de um minuto.

Informações fornecidas pela NASA.


Joshua Carvalho

Joshua Carvalho

Redator, escritor e conteudista na área do entretenimento. Inspirado por HQs, faço o que posso para espalhar a cultura pop pelo mundo.

Comentários