Notícias

Entenda a ‘Godzilla’, nuvem de poeira que veio do Saara até a América

O fenômeno natural pode atingir até três quilômetros de pura areia do deserto.

  Paulo C. Góis    quinta-feira, 25 de junho de 2020

Reprodução/Internet

Foi relatado na última segunda-feira (22) que uma nuvem de poeira vinda diretamente do deserto do Saara – no norte do continente africano – chegou ao Caribe, na América Central.

O fenômeno tem sido chamado de “Godzilla” e já é considerado por especialistas a nuvem de poeira mais intensa dos últimos 50 anos. Seu destino, agora, é a América do Norte.

“De acordo com os cientistas dos quais obtive algumas informações, eles estão dizendo que essa é uma nuvem de poeira anormalmente grande”, disse o meteorologista Dan Kottlowski ao AccuWeather. “Uma das coisas que notei é que a poeira começou a sair da costa da África há alguns dias, na verdade, talvez mais de uma semana atrás. E ainda está chegando. É quase como uma área prolongada de poeira.”

De acordo com meteorologistas da Associated Press, esse fenômeno é fundamental para a manutenção da vida na Terra, já que fornece a areia das praias do Caribe e integra nutrientes importantíssimos para a fertilização dos solos da Floresta Amazônica.

O período de pico das nuvens de poeira é durante os meses de junho, julho e início de agosto, chegando a até 3 quilômetros de extensão.


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários