Listas

Confira 5 filmes de ficção científica que são inspirados em eventos da vida real

A ficção científica é um gênero carregado de possibilidades.

  Redação    quarta-feira, 24 de junho de 2020
Ficção Cientifica

Godzilla (2014) – Reprodução: Internet

A ficção científica é um gênero carregado de possibilidades. Através de histórias fantásticas de exploração espacial e robôs, escritores, diretores e atores analisam a sociedade, avançam a tecnologia e tentam prever para onde a raça humana pode estar indo.

Porém, não se engane, os filmes de ficção científica não são apenas sobre monstros, invenções e eventos que não existem. Por mais que a ficção científica goste de imaginar o impossível, o estranho, esse é um gênero firmemente enraizado no mundo real.

Com isso, estamos aqui para lhe mostrar os melhores filmes de ficção científica inspirados em histórias do mundo real.

‘Distrito 9’ é sobre o apartheid sul-africano 

Ficção Cientifica

Distrito 9 (2009) – Reprodução: Internet

Neill Blomkamp apresentou uma das melhores histórias de ficção científica do século XXI em ‘Distrito 9 (2009). O filme se passa em uma realidade alternativa, onde uma nave espacial pousou na África do Sul em 1982. Mas esses alienígenas não eram conquistadores – estavam morrendo de fome. Desde a sua chegada, os alienígenas foram confinados a campos de concentração, ironicamente chamados de favelas. Tudo muda quando um burocrata humano entra em contato com uma substância alienígena que começa a transformá-lo em um membro da misteriosa raça extraterrestre. Embora o filme provavelmente nunca tenha uma continuação, para desgosto dos fãs, ele se destaca por si só como uma exploração fascinante da xenofobia e da empatia humana.

O Distrito 9 está totalmente enraizado na história do sistema de apartheid da África do Sul, particularmente no bairro Distrito Seis da Cidade do Cabo, do qual 60.000 moradores foram removidos à força na década de 1970. De uma só vez, o Distrito Seis deixou de ser um caldeirão cosmopolita e passou a ser uma parte “apenas para brancos” da cidade. Ex-moradores foram transferidos para Cape Flats, um município estéril, inconveniente e de má qualidade, a muitos quilômetros de distância.

Felizmente, a África do Sul revogou formalmente as leis do apartheid em 1991 e realizou sua primeira eleição na qual todos os cidadãos puderam participar em 1994. Mas como qualquer um que assistiu ao filme de Blomkamp poderia dizer, isso não significa que tudo está consertado – e é por isso que é um filme que amamos.

‘A Bolha Assassina’ é baseada em contos reais

Ficção Cientifica

A Bolha Assassina (1988) – Reprodução: Internet 

Em ‘A Bolha Assassina’, temos a destruição que uma entidade alienígena causa por onde passa, depois que caiu no interior da Pensilvânia. E uma das coisas que devemos chamar a atenção para esse fato é que a bolha devora tudo em seu caminho, incluindo as pessoas, e vai crescendo sem parar. É a encarnação da gula, e é por isso que é um monstro inesquecível do cinema.

Como se vê, essa história foi tirada de manchetes reais. Em 26 de setembro de 1950, dois policiais da Filadélfia viram o que parecia ser um paraquedas descendo do céu. Eles dirigiram até o local de pouso – e ficaram completamente surpresos com o que encontraram.

Segundo o relatório, o objeto tinha cerca de um metro e oitenta de diâmetro e continha numerosos cristais. Sua aparência era roxa e emitia uma névoa estranha. Um dos policiais colocou a mão no objeto e descobriu um resíduo pegajoso inodoro que, felizmente, não começou a consumi-lo. O objeto supostamente se dissolveu após 25 minutos. Embora os agentes do FBI tenham sido enviados, eles chegaram tarde demais para ver qualquer coisa. É difícil dizer se isso realmente aconteceu – foi relatado localmente e considerado pelos jornais nacionais como uma piada.

‘A Última Profecia’ se inspira em uma verdadeira tragédia

A Última Profecia

A Última Profecia (1976) – Reprodução: Internet

A Última Profecia’ é um filme de terror de 2002 sobre um repórter pesquisando o mito do Mothman . A esposa do repórter morreu em um misterioso acidente dois anos antes, e quando ele encontra o monstro, ele se vê conectado as memórias dela … e, lenta, mas seguramente, descobrindo a verdade de sua morte.

A verdadeira história em que o filme se baseia implora para ser transformada em filme. Ao longo de 1966 e 1967 , os moradores de Point Pleasant, Virgínia Ocidental relataram avistamentos de uma criatura estranha com asas escuras, proporções humanóides e olhos vermelhos brilhantes. Em 15 de dezembro de 1967, a Ponte de Prata que liga Point Pleasant a Gallipolis, Ohio , entrou em colapso , matando 46 pessoas. Muitas pessoas na área culparam o mítico Mothman, embora hoje em dia saibamos que a falta de manutenção causou tudo isso. Ainda assim, a reputação da criatura como precursora da morte perdura, cimentada pelo livro de 1975 do autor John Keel, The Mothman Prophecies e sua adaptação para 2002. Ninguém sabe exatamente o que aqueles habitantes da cidade de Point Pleasant viram – mas se você estiver na área, não deixe de conferir a estátua de Mothman, o Museu Mothman e o espetacular Festival anual de Mothman.

‘Contatos Imediatos do Terceiro Grau’

Contatos Imediatos do Terceiro Grau

Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977) – Reprodução: Internet

Em Contatos Imediatos do Terceiro Grau, o filme segue um grupo de indivíduos que tentam alcançar a inteligência alienígena após uma misteriosa atividade ufológica. Enquanto muitos filmes de ficção científica se inspiram em um evento singular, Contatos Imediatos do Terceiro Grau, na verdade, se inspira em várias fontes: as experiências reais das pessoas com os OVNIs .

Para retratar adequadamente os avistamentos de OVNIs, Spielberg trouxe o Dr. J Allen Hynek a bordo. Hynek era um ufologista, ele era um astrônomo de renome mundial que desenvolveu o sistema de classificação de OVNIs a partir do qual o o filme leva no seu título. Encontros de “terceiro grau” envolvem seres humanos vendo ocupantes visíveis dentro de um OVNI.

Hynek começou a trabalhar com a Força Aérea dos EUA em 1948 em que ele acabaria descrevendo como “um desmascarador“. Com o tempo, no entanto, Hynek chegou a acreditar que os avistamentos de OVNIs não podiam necessariamente ser explicados como inteiramente mundanos. A experiência que ele trouxe para o filme mostrou: O filme possui um nível tão alto de autenticidade que a NASA escreveu uma carta a Spielberg sobre os perigos de fazer um filme tão detalhado. Os alienígenas são reais? Os avistamentos de OVNIs poderiam ser o resultado de criaturas muito além da nossa compreensão atual, como teorizou Hynek? Ninguém sabe… mas com certeza é um ótimo filme.

‘A Guerra dos Mundos’

Guerra dos Mundos

Guerra dos Mundos (2005) – Reprodução Internet

A Guerra dos Mundos, de 2005, baseada no romance de HG Wells, de 1898, conta a história de uma invasão alienígena que dizima o planeta. Naturalmente, o livro de Wells não se baseia em um evento da vida real, mas o diretor Steven Spielberg trouxe à tona a inspiração do mundo real em sua interpretação cinematográfica da clássica história de ficção científica. Especificamente, a Guerra dos Mundos de 2005 se inspira nos ataques do 11 de setembro.

Isso fica evidente no início do filme, quando um navio alienígena chega perto da cidade de Nova York e rapidamente arrasa a área circundante. O navio é impiedoso, atacando pessoas inocentes com um raio de energia que as lança em uma poeira cinza dessecada. Spielberg discutiu abertamente a referência à destruição urbana vista por milhões em 11 de setembro.


Redação

Redação

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. – Confúcio. Foi com esse pensamento que os fundadores do Nerd Site escolheram trabalhar com o que já era uma paixão: o mundo do entretenimento nerd e geek.

Comentários