Categorias: Filmes

Coisas que não fazem sentido sobre os Comensais da Morte

Poucos fãs são mais dedicados que os de Harry Potter.

Embora a saga mágica de J.K. Rowling tenha gerado uma franquia gigantesca, incluindo filmes, videogames e um parque temático, ainda existem algumas coisas sobre o Mundo Bruxo que nos deixam coçando a cabeça em confusão.

Considere os Comensais da Morte. Sob a liderança de Lord Voldemort, esse grupo passa a ser sinônimo de terror, preconceito e crueldade por décadas.

Até que um garoto de óculos e seu grupo de amigos acabem com o reinado do Lorde das Trevas, os Comensais da Morte ameaçam os mundos mágico e trouxa. O objetivo deles é nada menos que dominação total – o que significa subjugação completa para trouxas, bruxos nascidos trouxas e todas as raças mágicas não humanas.

Agora, tudo isso é muito assustador. Mas quando tudo é dito e feito, há algumas coisas sobre os Comensais da Morte que exigem explicação. Estamos aqui para examinar tudo o que não faz sentido sobre os Comensais da Morte!

Seus números não fazem sentido

Nenhuma revolução é obra de uma única pessoa, mesmo que essa pessoa seja um mago de cara de cobra, semi-imortal e ultra-mal como Lord Voldemort. À medida que Voldemort ganha poder, ele também ganha seguidores, mas exatamente quantos ele reúne nunca fica claro. Para dominar uma sociedade inteira e essencialmente governar o mundo, você provavelmente precisará de mais do que os 30 bruxos e bruxas mencionados nos livros e filmes. No entanto, esses são todos os fãs de Comensais da Morte que já foram apresentados.

Na primeira guerra contra Voldemort, o Lorde das Trevas parece ter tido o poder de centenas de apoiadores. Mas quantos desses apoiadores eram Comensais da Morte? Nem todo apoiador do Lorde das Trevas é um Comensal da Morte, como nem todo apoiador de Dumbledore está na Ordem da Fênix.

Essa obscuridade dá aos fãs uma pausa: quem exatamente está fazendo o trabalho sujo de Voldemort? Tudo isso pode ser atribuído ao punhado de bandidos aos quais os fãs são apresentados? Quanto disso pode ser creditado ao trabalho de pessoas como a família de Sirius Black – sangue puro e rico que apóia Voldemort, mas não sai à noite para queimar casas e matar trouxas em suas camas?

Embora os Comensais da Morte sejam, sem dúvida, um grupo poderoso, nenhum líder pode esperar governar por muito tempo sem um grande exército e amplo apoio. Não está claro se Voldemort já teve um desses, mesmo que ele tivesse algumas centenas de Comensais da Morte em um ponto.

As tatuagens da Marca Negra

No mundo ideal de Voldemort, a grande maioria de todos os usuários de magia sencientes seria tratada como cidadãos de segunda classe – na melhor das hipóteses. Isso não significa apenas a subjugação de trouxas e bruxos nascidos trouxas. O governo de Voldemort esmagaria elfos domésticos, centauros, duendes, tritões e todas as outras raças mágicas.

É uma coisa brutal, e parece que isso tornaria um mundo mágico maçante. Nada é mais chato do que completa homogeneidade. Mas os Comensais da Morte têm tudo a ver com conformidade – considere suas infames tatuagens da Marca Negra.

Todo Comensal da Morte ostenta a imagem de um crânio com uma cobra saindo da boca no antebraço. Eles servem a um propósito específico: ao tocar na tatuagem de um único membro, Voldemort pode convocar toda a gangue. É como um texto de grupo mágico que não pode ser ignorado, adormecido ou silencioso. É também um marcador de identidade de grupo, unindo os Comensais da Morte com um símbolo potente que eles nunca podem remover.

Tudo isso é muito legal, assustador e memorável. Mas colocar a marca em algum lugar tão visível quanto o antebraço, como a tatuagem sempre é, é uma escolha confusa.

Certamente, os bruxos parecem preferir mangas compridas e vestes ondulantes, mas não as usam o tempo todo. Os antebraços são expostos casualmente, acidentalmente e praticamente o tempo todo, uma vez que os meses de verão se aproximam. Devemos acreditar que os Comensais da Morte nunca arregacem as mangas, sem pensar, no trabalho?

Legilimência

Qualquer bom déspota sabe valorizar a lealdade de seus seguidores. Poucas pessoas são tão dedicadas ao líder quanto os Comensais da Morte, embora alguns – estamos olhando para você, Bellatrix Lestrange – sejam um pouco mais fanáticos do que outros.

Depois que Voldemort é derrotado pelo baby Harry Potter, muitos Comensais da Morte afirmam estar sob a maldição Imperius. Então, após a ressurreição de Voldemort, eles retornam ao seu lado, reivindicando lealdade inabalável. Mas como Voldemort sabe quem está dizendo a verdade?

É simples: Legilimência. Legilimência é a arte mágica de ler mentes. Voldemort é um Legilimens realizado, assim como Severus Snape. Fica claro que Voldemort usa essa capacidade para verificar a lealdade de seus Comensais da Morte regularmente – é por isso que Snape se tornou tão bom em Oclumência, a habilidade que bloqueia a Legilimência – mas, por alguma razão, ele se restringe a momentos importantes.

Veja a família Malfoy como ela existe no final dos livros, quando sua lealdade está desmoronando. Eles têm dúvidas, a ponto de Narcissa Malfoy mentir no rosto de Voldemort quando ele pergunta se Harry Potter está realmente morto.

Por que ele não usa Legilimência naquele momento? Por que, em tantos momentos cruciais, um homem sem nenhum problema entrando na mente dos outros escolhe confiar apenas em suas palavras?

Essa é só mais uma das muitas coisas que não fazem sentido no Mundo Bruxo…

Leave a Comment
Compartilhar
Publicado por
Paulo C. Góis

Publicações Recentes

Condom Ladies | Nova série nacional da Netflix terá Manu Gavassi e Sheron Menezzes

Condom Ladies deve chegar à Netflix em meados de 2021.

2 dias atrás

Série sobre Marielle perdem seus roteiristas por “divergências” com o diretor José Padilha

A série, prevista ir ao ar na Globoplay no ano que vem, era composta por…

2 dias atrás

The Way of the Househusband | Netflix irá lançar anime em 2021

The Way of the Househusband é uma série de mangá escrita e ilustrada por Kousuke Oono.

2 dias atrás

Transformers: War for Cybertron Trilogy – Earthrise’ ganha novo trailer – assista!

Essa animação será composta por 6 episódios, de 22 minutos cada.

2 dias atrás

Spriggan | Netflix divulga trailer oficial do anime – confira!

Spriggan foi publicado originalmente entre 1988 e 1996.

2 dias atrás

‘B: The Beginning’ | Netflix anuncia segunda temporada de anime

A Netflix não divulgou a data de lançamento de ‘B: The Beginning’

2 dias atrás

Esse site usa cookies.