Notícias

Hoje é o Dia da Toalha! Saiba tudo sobre a origem do Dia do Orgulho Nerd

Não entre em pânico, já sabemos a resposta. É 42.

  Paulo C. Góis    segunda-feira, 25 de maio de 2020

Hoje, 25 de maio, nós nerds comemoramos o Dia da Toalha.

Mas de onde veio isso? Talvez você não saiba, como muitos, e não tem problema – don’t panic, vamos explicar! Afinal, nunca é tarde para entender as origens do Dia do Orgulho Nerd.

A primeira vez em que a data foi oficialmente comemorada foi em 25 de maio de 2006, na Espanha, quando ser nerd ainda não era cool. Por que esse dia em específico? Porque lá em 1977, foi em 25 de maio que estreou Star Wars: Uma Nova Esperança.

Olha só a galera reunida nesse dia pelas ruas de Madrid:

Fotografia registrada por @CHaPuZaS

Pois bem, mas então de onde vem a toalha? O Dia da Toalha começou após a morte do lendário autor de ficção científica Douglas Adams, que escreveu o Guia do Mochileiro das Galáxias, falecer em 11 de maio 2001. Os fãs começaram a comemoração duas semanas após sua morte.

De acordo com o Guia, a toalha é um dos objetos mais úteis para se ter em uma jornada pela galáxia:

  • Você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla;
  • Pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos;
  • Você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon;
  • Pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth;
  • Pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo;
  • Enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você – estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz);
  • Você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro;
  • E, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.

Não conhece o Guia? Não tem problema, nunca é tarde.

A saga tem cinco livros – seis, se contarmos o que foi escrito por Eoin Colfer – e ganhou uma adaptação para os cinemas.

Confira a sinopse oficial e o trailer do longa:

Arthur Dent é um homem normal, que está tendo um péssimo dia. Após saber que sua casa está prestes a ser demolida, ele descobre que Ford Prefect, seu melhor amigo, é um extraterrestre e, para completar, fica sabendo que a Terra está a beira de ser destruída. Sem saída, Arthur pega carona em uma nave espacial que está de passagem. Ele passa então a conhecer o universo, sendo que tudo o que precisa saber sobre sua nova vida está contido em um valioso livro: o Guia do Mochileiro das Galáxias.


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários

Relacionados