Notícias

Cientistas da NASA descobrem indicativos de possível universo paralelo

Já pensou?

Paulo C. Góis    quinta-feira, 21 de maio de 2020

Parece coisa de filme de ficção científica, mas não é.

Cientistas da NASA descobriram evidências de que talvez – só talvez, calma – exista um universo paralelo em que as regras da física são diferentes das nossas.

A descoberta foi feita através de um experimento com a Antena Impulsiva Transiente da Antártica (Anita), que tem como objetivo detectar o fluxo de partículas de alta energia vindas do espaço.

Os neutrinos subatômicos, como são chamados, podem passar completamente pela Terra devido à sua baixa energia e massa próxima a zero – enquanto uma variante de alta energia é interrompida pela solidez do planeta.

Ou seja, essas partículas só podem vir do espaço, porque seriam barradas pelos elementos sólidos presentes aqui. Mas os cientistas descobriram com a ajuda da Anita que o ruído também vem da Terra e sai do chão.

De acordo com Peter Gorhan, físico experimental da Universidade do Havaí, a única forma do neutrino ter esse tipo de comportamento é se ele transformasse a si mesmo em um tipo diferente de partícula antes de passar pela Terra.

Uma explicação possível para a situação é que, durante o Big Bang, dois universos foram formados: o nosso e um que tem regras diretamente opostas da física.

É claro, por enquanto tudo isso é só especulação – mas existem fortes indícios, e os cientistas não vão descansar até descobrir a verdade.

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.