Filmes

Diretor de ‘O Poço’ explica as mensagens por trás do filme

O novo longa da Netflix virou um sucesso no Brasil com uma forte mensagem social

  Paulo C. Góis    quarta-feira, 25 de março de 2020

Quando ‘O Poço‘ chegou à Netflix, ninguém imaginou que seria um sucesso tão grande. Mas foi.

O longa de Galder Gaztelu-Urrutia – que, aliás, é o primeiro do diretor de 36 anos – foi aclamado por público e crítica com uma premissa bastante desafiadora.

A trama conta a história de uma plataforma ou, como foi traduzido, um poço, que tem 2 pessoas ao longo de mais de 200 andares. Uma mesa com um banquete desce por eles desde o primeiro até o último – e há comida suficiente para todos… se cada um comesse apenas o necessário. Não é preciso dizer que isso não acontece, e muitas pessoas passam fome, gerando o caos.

Tendo criado um longa com fortes mensagens sociais, Gaztelu-Urrutia comentou brevemente sobre a mensagem por trás do filme em entrevista ao portal iHorror:

“Não se trata de mudar o mundo, mas de entender e colocar o espectador em vários níveis e ver como eles se comportariam em cada um deles. As pessoas são muito parecidas entre si. É muito importante onde você nasceu – em que país e qual família -, mas somos todos muito parecidos. Dependendo da situação na qual você se encontra, você vai pensar e se comportar de uma maneira diferente. Então, estamos provocando o público para entender os limites de sua própria solidariedade.

O Poço quer colocar o espectador em uma posição que o faça pensar em como ele se comportaria em certas situações em relação ao que está acontecendo no mundo real. O que você faria estando nos primeiros e nos últimos níveis? Nós não julgamos, mas fazemos o questionamento e deixamos para o público a decisão.”

E você, o que faria naquela situação?

O Poço‘ já está disponível para streaming na Netflix.


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários