Filmes

Por que a mudança de título em ‘Arlequina em Aves de Rapina’ é uma boa ideia?

Alteração deve tornar mais fácil a compreensão do público.

  Paulo C. Góis    terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Aves de Rapina (Arlequina e Sua Emancipação Fantabulosa)‘ (Birds of Prey: and the Fantabulous Emancipation of One Harley Quinn) está apenas alguns dias em cartaz, mas o filme já está iniciando uma conversa de várias maneiras.

O filme foi aclamado pela crítica e recebeu várias demonstrações de amor do público que foi assisti-lo, mas a narrativa em torno da bilheteria do filme parece sugerir o contrário.

Apesar de ‘Aves de Rapina‘ ter recuperado quase todo o seu orçamento de US$ 85 milhões em seu fim de semana de abertura, alguns foram rápidos em se referir aos pequenos números de bilheteria como um sinal de fracasso e se perguntaram como potencialmente corrigir a situação.

Na noite de segunda-feira (10), as coisas ficaram ainda mais confusas, quando agências informaram que a Warner Bros mudou o título do filme para ‘Arlequina em Aves de Rapina‘ (Harley Quinn: Birds of Prey) em várias plataformas de ingressos de cinema.

A noção do filme alterar seu título rapidamente levou à confusão nas mídias sociais, especialmente porque o filme já está nos cinemas (e o título completo é apresentado em todo o filme).

Desde então, foi confirmado que a mudança não é uma mudança abrangente no título do filme em todos os contextos oficiais, mas apenas uma maneira de tornar mais fácil para os fãs procurar e comprar ingressos.

Cabe lembrar que o filme é um spin-off de ‘Esquadrão Suicida‘, filme que, apesar da recepção péssima da crítica, fez US$ 750 milhões em bilheteria – um sucesso. No entanto, o longa se beneficiou de um elenco de peso com nomes como Will Smith, Jared Leto e Viola Davis, além de ter o Coringa e o Batman para chamar a atenção do público.

Com a mudança de título, fica um pouco mais fácil para os espectadores encontrarem ingressos e entenderem a participação da Arlequina (Margot Robbie) no filme, de uma maneira que possa ser essencialmente uniforme em várias redes de cinema.

Apesar dos nomes desconhecidos, se a resposta extremamente positiva da crítica e dos fãs que assistiram ao filme é alguma indicação, ‘Aves de Rapina‘ conseguiu sua tarefa de apresentar novas heroínas para a telona.

O público está se apaixonando por personagens icônicos como a Canário Negro, Caçadora e Renee Montoya, e está (com razão) defendendo spin-offs ou sequências em torno deles.

Com essa pequena mudança de título – que, no final do dia, não tem influência na qualidade ou composição do filme em si -, há uma boa chance de que mais pessoas participem desse amor.

 

 


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários