Notícias

Filme proibido na ANCINE terá exibição gratuita na Cinelândia

‘A Vida Invisível’, que concorre ao Oscar 2020, terá sessão de rua na quinta-feira (12) às 19h.

  Paulo C. Góis    quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

A ANCINE (Agência Nacional de Cinema) proibiu recentemente a exibição de ‘A Vida Invisível‘ para seus funcionários.

Em resposta à atitude do órgão, o filme estrelado por Fernanda Montenegro ganhará uma sessão de rua gratuita na próxima quinta-feira (12), às 19h, com a presença do produtor Rodrigo Teixeira e o ator Gregório Duvivier, que faz parte do elenco.

O evento será realizado na Cinelândia, no Rio de Janeiro, e organizado pelos próprios servidores da ANCINE, que se sentiram censurados pela decisão.

Entenda a história

Funcionários da agência fazem exibições mensais de filmes para capacitação dos profissionais – eventos que contam muitas vezes com os produtores das obras, inclusive. Dessa vez, entretanto, a sessão foi censurada.

De acordo com a Veja, a exibição ocorreria na próxima quinta-feira (12), mas a Secretaria de Gestão Interna, sob o comando de Cesar Brasil Gomes Dias, repassou aos funcionários que ela seria cancelada devido ao fato de que o projetor estaria quebrado. Entretanto, o técnico responsável pela manutenção dos aparelhos do órgão relatou que o projetor estava em perfeito estado ao ser procurado pelos servidores.

Um ofício da ASPAC (Associação dos Servidores Públicos da Ancine) questionou o cancelamento da exibição e pediu esclarecimentos sobre outro episódio de autoritarismo, em que a presidência do órgão retirou todos os cartazes de filmes nacionais da sede da instituição.

No documento, a associação lembra que tem conhecimento de que os equipamentos estão funcionando, questiona a mentira e continua:

“O evento é de suma importância para a divulgação interna de filmes realizados com recursos públicos e para a capacitação dos servidores sobre as obras que analisam.”

A Vida Invisível‘, de Karim Aïnouz, conta a história de duas irmãs nos anos 1950 lutando para superar o conservadorismo e alcançar seus sonhos. O elenco conta com Carol Duarte, Julia Stockler, Gregorio Duvivier, Bárbara Santos, Flavia Gusmão e Fernanda Montenegro.

 


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários