Quadrinhos

DC Comics debocha de Jair Bolsonaro em novo quadrinho do Batman

Presidente aparece sob o nome de “Bozo”.

  Paulo C. Góis    quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Muita gente acha que entretenimento, arte e crítica andam separados, mas ano após ano vemos isso sendo contradito na vida real. Tudo é política, e quadrinhos não escapam disso: ‘V de Vingança‘ e ‘Watchmen‘ estão aí pra provar, e tivemos mais uma vez um indício disso.

A DC Comics publicou recentemente uma nova edição no universo de Batman: O Cavaleiro das Trevas criada pelo aclamado Frank Miller e Rafael Grampá, e o tom da história toda, do começo ao fim, é bastante ácido.

Chamada de ‘Dark Knight Returns: The Golden Child‘, a edição especial da HQ segue a nova Batwoman, que se une aos filhos do Superman e da Mulher-Maravilha para combater o Coringa. Na trama o vilão administra, junto com seus “minions”, a re-eleição de um político que é o presidente Donald Trump em tudo, menos no nome.

Quem fez uma pontinha também, para o orgulho dos brasileiros, foi o presidente Jair Bolsonaro. Sua face aparece em uma publicação do Peegeon, rede social fictícia que faz uma paródia do Twitter. Lá, a face de Bolsonaro aparece com o nome de JM. Bozo, e ele diz o seguinte:

“Se dependesse de mim, todo cidadão de bem teria uma arma em casa.”

O post segue com uma notícia dizendo:

“Governador diz que não tá nem aí pra toda a bagunça.”

Outra notícia bastante irônica que aparece é uma do portal TrueNews (um óbvio sarcasmo com as fake news), cuja manchete é: “URGENTE: ‘Os manifestantes quebraram minha cara’ – Cidadão de Gotham City atacado cruelmente por manifestantes contra o governo.

Entretanto, a imagem que estampa a notícia é a de um dos capangas do Coringa apanhando.

A crítica continua, mostrando entre os curtidores da notícia falsa o nome de Dick Spencer, um conhecido apoiador do governo Trump e supremacista branco confesso. Spencer é conhecido por um evento da alt-right americana após a vitória de Trump, em que fez a saudação nazista e gritou “Heil Trump!”.

Confira o quadrinho:

 

 


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários