Música

As melhores trilhas sonoras para jogos na internet

Trilhas sonoras são essenciais para qualquer tipo de jogo. Em tempos de partidas realizadas no ambiente virtual ainda é mais comum aproveitar a estrutura sonora dos games, para viver uma experiência única.

  Redação    quinta-feira, 05 de dezembro de 2019

Os jogos eletrônicos têm conquistado cada vez mais adeptos. Toda a emoção e diversão proporcionada por este tipo de atividade geralmente vem acompanhada de um fundo musical de impacto. A música então, pode ser encarada como um efeito especial que entretém o jogador e realça cada momento de um jogo. Tudo isto ocorre para criar um cenário em que o internauta se sinta cada vez mais próximo do ambiente real. Para se ter uma ideia de como a sonoridade é importante no meio dos games, já existem diversas profissões que lidam com música para jogos. Realmente é possível dizer que o mercado fonográfico já apresenta uma grande fatia dentro do universo dos games. Basta acompanhar os próximos parágrafos para entender mais sobre todos os detalhes desta indústria e conhecer as melhores trilhas sonoras de jogos na internet.

Criar um ambiente propício para aproximar o jogador da realidade do game e mantê-lo sem distrações, com foco no jogo. É desta forma que a indústria fonográfica atua quando o assunto está ligado aos jogos realizados no meio digital. O poker online é um exemplo.  Algumas plataformas, como poker 888, por exemplo, disponibilizam todo um cenário para que o jogador obtenha a melhor experiência possível. Como, no caso do poker, concentração é um fator essencial, a música se apresenta como um elemento primordial para criar um clima propício.

As trilhas sonoras imprimem muitas vezes o diferencial de cada partida. Veja a seguir algumas das melhores trilhas de jogos eletrônicos.

– Final Fantasy

O Final Fantasy é um jogo japonês desenvolvido pela Square Enix e considerado um dos games mais famosos no mundo do RPG eletrônico. O jogo conta atualmente com 15 títulos, além de diversas ramificações em outras áreas. Sendo assim, inúmeras versões do jogo já foram lançadas, colocando o Final Fantasy como um dos mais conhecidos jogos de RPG no universo dos games.

As edições do jogo Final Fantasy apresentam trilhas sonoras que proporcionam toda uma aproximação com a temática do game. Os principais compositores das trilhas são Hitoshi Sakimoto e Masaharu Iwata. Se somada as composições dos dois, o número ultrapassa 70 trilhas.
Alguns serviços de streaming como Spotify e Apple Music concentram um setlist com foco no Final Fantasy. Esta é uma ótima maneira dos fãs poderem ter contato com as faixas de forma ágil e gratuita.

– Super Mario Bros

Um dos queridinhos dos games, o Super Mario Bros marcou gerações. O personagem foi concebido pelo designer de jogos japonês, Shigero Miyamoto. A princípio Mario surgiu dentro do contexto do jogo Donkey Kong, mas logo se tornou sucesso. O primeiro jogo oficial foi lançado em 1985 e desde então ele se tornou o game mais famoso da Nintendo, batendo recordes com mais de 184 milhões de vendas.

A trilha sonora extremamente marcante do Super Mario Bros é um dos pontos relevantes do jogo. As músicas foram criadas pelo japonês Koji Kondo, que também assina composições sonoras para jogos como Star Fox e Legend of Zelda.

É possível dizer que a sonoridade criada para Super Mario Bros é algo surpreendente. Trata-se de uma conexão que ajuda a compor cada momento do jogo, proporcionando muito mais emoção tanto para quem joga quanto para quem está apenas assistindo alguém jogar. Por se tratar de trilhas sonoras criadas há mais de 30 anos, muitos adultos acabam relembrando momentos da infância e adolescência. É o momento que as trilhas sonoras se apresentam como algo que vai além do acompanhamento do jogo para fazer parte do registro de memórias.

– Top Gear

Um dos primeiros jogos de corrida com imagens coloridas que se popularizou no Brasil foi o Top Gear. Sua versão no Nintendo até hoje é relembrada por uma geração inteira. O jogo foi produzido em 1992 pela antiga Gremlin Graphics, empresa britânica que se destacava na época por desenvolver jogos para computador.

A trilha sonora do Top Gear, criada por Barry Leitch, se comporta como algo essencial para quem pretende se divertir com o jogo. Para cada corrida que o jogador se depara, uma nova trilha muito bem produzida se apresenta. Inclusive, em algumas partes da corrida é possível compreender nitidamente a ênfase que o jogo proporciona para cada situação. Curvas, última volta e intervalos entre uma prova e outra são delicadamente sincronizados com a melodia das trilhas sonoras. O resultado é muita emoção para quem está no controle.

Trilhas sonoras são essenciais para qualquer tipo de jogo. Em tempos de partidas realizadas no ambiente virtual ainda é mais comum aproveitar a estrutura sonora dos games, para viver uma experiência única. Top, Gear, Super Mario Bros e Final Fantasy são uma verdadeira escola para quem pretende criar jogos atualmente. Segmentos como games de poker e demais jogos virtuais demonstram que estão aprendendo bastante ao implementar trilhas sonoras. Quem ganha com todas estas novidades são os internautas.


Redação

Redação

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. – Confúcio. Foi com esse pensamento que os fundadores do Nerd Site escolheram trabalhar com o que já era uma paixão: o mundo do entretenimento nerd e geek.

Comentários