Anime & Mangá

Quando Surgiram Os Mangás?

Saiba tudo sobre a origem dos mangás e aposte nas informações desse artigo para se envolver nesse universo artístico único!

  Redação    sexta-feira, 08 de novembro de 2019

Quando Surgiram Os Mangás?

Os clássicos mangás são datados de muito tempo atrás e, a cada ano, se reinventam mais e mais a fim de atingir a todos os públicos amantes desse tipo de leitura, que é advinda do Japão.

Mas você sabe quando foi que surgiram os mangás? Sabendo mais sobre eles, a inspiração que você precisava para buscar os melhores de seu gênero favorito estará logo abaixo!

Confira tudo sobre esse estilo de leitura que, até mesmo em termos de estrutura, é diferente de todo o conceito ocidental de entretenimento literário e aposte nele!

Quando Surgiram Os Mangás?

Surgimento dos mangás

Para saber, de fato, tudo o que é preciso ter em mente sobre os mangás, é necessário ter em mente alguns fatores:

  • Origem e surgimento dos mangás
  • Características desse estilo de leitura
  • A relação entre imagem e leitura
  • O típico exagero
  • Estilos de mangá

Cada um desses pontos será especificamente abordado abaixo – então fique de olho para não perder nenhuma informação importante e para começar a apostar nessa opção hoje mesmo!

Origem e surgimento dos mangás

Os mangás surgiram na época feudal, sendo advindos dos chamados “teatros de sombra” japoneses.

Quem deu início aos primeiros títulos conhecidos foi o grupo de viajantes que saia e voltava para o país, carregando consigo as lendas e aprendizados contidos em seu caminho.

Aos poucos, essas histórias e lendas foram ganhando popularidade e passaram a ser, de fato, registradas, mas não da forma que as conhecemos hoje.

Na época, os mangás possuíam um teor apenas ilustrativo e, para que sua narrativa se enquadre na disseminada no século XXI, é preciso retornar ao século XX.

Foi apenas no século XX que as primeiras impressões de histórias publicadas foram feitas – passando a serem vistas como tradições pelo povo japonês.

Portanto, ainda que existam registros relacionados ao mangá desde o feudalismo, ele só ganhou o formato pelo qual é conhecido hoje no século XX.

Características desse estilo de leitura

Sabendo de onde vieram os mangás, alguns leigos podem se perguntar, de fato, o que são eles.

Mangás são histórias em quadrinhos que falam de todo e qualquer tema que você possa imaginar, inclusive de uma série de temáticas que, posteriormente, ganharam espaço como animes populares.

O que torna o mangá único em relação a outros tipos de quadrinhos é uma junção de sua estrutura, que é lida de forma completamente diferente da leitura ocidental (de trás para a frente e da esquerda para a direita e sua relação entre imagem e leitura.

Quando Surgiram Os Mangás?

A relação entre imagem e leitura

Um mangá não possui uma estrutura fixa para que seja considerada uma peça desse tipo.

Ele pode ter quantos quadrinhos e desenhos o autor desejar. Porém, para que seja considerado um mangá, é preciso que ele faça a tradicional relação entre imagem e leitura.

Essa relação é muito importante para a cultura japonesa em função de sua própria escrita, uma vez que cada kanji representa uma palavra diferente.

Isso faz com que haja uma relação direta entre a imagem e a palavra escrita. Essa linearidade poderá sempre ser encontrada por leitores de mangá!

O típico exagero

Além de todos os detalhes acima dados, também é importante enfatizar o “exagero” dado aos personagens e as situações vividas por eles.

Justamente por conter uma extensa relação entre palavra e imagem, o exagero se mostra uma forma de expressão única e característica dos mangás.

Estilos de mangá

Existem dezenas de mangás diferentes que podem ser lidos por seus fãs. Basta escolher um gênero e é certo que você será rodeado de infinitas opções! Se você se interessou por esse tipo de arte, dê uma chance a ela e confira por si só sua unicidade!

 


Redação

Redação

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. – Confúcio. Foi com esse pensamento que os fundadores do Nerd Site escolheram trabalhar com o que já era uma paixão: o mundo do entretenimento nerd e geek.

Comentários