Notícias

Milhares de cientistas se unem para decretar emergência climática no planeta: “Fracassamos”

Profissionais de 153 países diferentes trabalharam em conjunto em uma pesquisa desesperada para alertar as autoridades.

Paulo C. Góis    quinta-feira, 07 de novembro de 2019

Um total de 11.258 cientistas se reuniram em um estudo para decretar que o planeta enfrenta uma emergência climática “clara e inequívoca”.

São profissionais diversos, de 153 países diferentes, que trabalharam em conjunto em uma pesquisa desesperada para alertar as autoridades – e o planeta – de que a situação, caso não seja refreada logo, não terá volta.

O estudo, que foi intitulado ‘Alerta dos Cientistas Mundiais sobre a Emergência Climática‘ e publicado na revista acadêmica Bioscience, marcou a primeira vez em que um grupo de cientistas renomados chamou a atual situação climática de “emergência”.

As causas, de acordo com as conclusões, são tendências humanas que elevam emissões dos gases que causam o efeito estufa.

“A despeito de 40 anos de negociações sobre o clima, nós, com poucas exceções, estamos nos comportando como se nada tivesse mudado”, alerta o estudo. “Fracassamos, de modo geral, em enfrentar esse problema.”

A pesquisa foi liderada pelos ecologistas Bill Ripple e Christopher Wolf, da Universidade Estadual do Oregon, nos Estados Unidos. William Moomaw, cientista do clima na Universidade Trufts, também chefiou os estudos ao lado de pesquisadores da Austrália e África do Sul.

“Como outros organismos, não estamos adaptados a reconhecer ameaças ambientais muito amplas e que se estendem para além do espaço imediato ao nosso redor. Os sinais vitais reportados sobre nossa atividade mundial e a resposta climática nos oferecem um relatório tangível, baseado em provas, que espero ajude nossa cultura a se conscientizar de maneira mais ampla e mais rápida sobre a necessidade de desacelerar a crise do clima”, disse Maria Abate, bióloga no Simmons College, de Boston.

O presidente do Woods Hole Research, Phil Duffy, disse que é alarmante a falta de ação das autoridades:

“O termo ‘emergência climática’… devo dizer que o considero refrescante, na verdade, porque eu fico muito impaciente com os cientistas que vivem vacilando e resmungando sobre incerteza, aquele papo furado, e essa nova postura com certeza é muito mais ousada do que isso. Creio que seja a coisa certa a se fazer.”

A pesquisa pode ser acessada clicando aqui.

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.