Séries & TV

Magia, intrigas políticas, críticas à igreja e muita filosofia: ‘His Dark Materials’ estreia hoje na HBO

Após muita espera dos fãs – que aguardam uma adaptação fiel há décadas -, a série estreia nesta segunda-feira (4), às 23h, na HBO. 

  Paulo C. Góis    segunda-feira, 04 de novembro de 2019

Chegou o dia.

Após muita espera dos fãs — que aguardam uma adaptação fiel há décadas —, ‘His Dark Materials‘ estreia nesta segunda-feira (4), às 23h, na HBO.

A série é baseada na saga de livros Fronteiras do Universo, que consiste de três livros escritos pelo premiado autor britânico Philip Pullman: A Bússola de Ouro (1995), A Faca Sutil (1997) e A Luneta Âmbar (2000).

O trajeto dos livros é conturbado. Apesar de ter se tornado um clássico no nível de As Crônicas de Nárnia, O Senhor dos Aneis e Harry Potter no Reino Unido, seu país de origem, a saga acabou não tendo tanta atenção quanto essas obras no resto do mundo – em parte por seu caráter intrinsecamente questionador.

A história é carregada de conceitos filosóficos e o grande vilão da trama não é uma pessoa, mas uma instituição: o Magisterium, que tenta a todo custo — usando de censura, sequestros, violência e até mesmo assassinato — eliminar o que percebe como o “pecado” no mundo.

A analogia com a Igreja Católica é muito óbvia para passar despercebida, e por isso mesmo que o filme de 2007, A Bússola de Ouro, acabou se tornando um grande fracasso mesmo com uma superprodução que envolvia nomes de peso como Daniel Craig e Nicole Kidman.

Com grande pressão e boicote da igreja, o longa retirou os elementos críticos de sua trama e se transformou em uma jornada genérica de fantasia — e nunca recebeu sua aguardada continuação, que seria impossível nesses termos, já que os protagonistas lutam contra o próprio Deus no decorrer da narrativa.
Confira a sinopse da série:

Lyra é uma menina órfã que foge da universidade na qual mora para procurar um amigo desaparecido. Em sua jornada ela recebe ajuda de diversos personagens inusitados como o povo gípcio, ursos de armaduras e pilotos de balão enquanto desvenda um estranho complô para sequestrar crianças. Seu caminho cruza com o de Will, um menino que descobre uma forma de viajar entre mundos – até se envolver em uma guerra cósmica entre anjos rebeldes e a própria Autoridade, Deus.

Anunciada como “a nova Game of Thrones, His Dark Materials pode não ter todo o gore, violência explícita e sexo gratuito — mas compensa na abordagem extremamente crítica da realidade, com personagens complexos e um mundo fantástico cheio de intrigas políticas a ser explorado.


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários