Anime & Mangá

Qual é a diferença entre Anime e Mangá?

Conheça tudo sobre esses dois produtos da cultura japonesa que agradam muitas pessoas.

  Redação    domingo, 17 de novembro de 2019

Geralmente é muito comum confundir os termos de anime e mangá, pois os poucos ligados no assunto podem ter dificuldades em estabelecer uma diferença significativa entre eles.

A tendência, na maioria dos casos, geralmente procura unificá-los em um único grupo ou catalogá-los erroneamente, devido à grande desinformação existente entre as pessoas.

Isso ocorre porque anime e mangá são duas maneiras de contar histórias originárias do Japão que podem enganar todos aqueles que estão por fora da cultura japonesa.

Qual É A Diferença Entre Anime E Mangá?

Conheça as diferenças entre anime e mangá

Anime e mangá são, sem dúvida, duas das representações artísticas mais reconhecidas do Japão atualmente – que acabam estando intimamente relacionadas.

Isso acontece porque elas são inspiradas uma pela outra e elas têm certas diferenças que, se conhecidas, podem ajudar a aproveitar ainda mais os dois tipos de conteúdo.

Nos dois casos, falamos de um estilo artístico baseado na representação de cenas reais ou de fantasia através de desenhos.

  • Assim, esses desenhos contam uma série de histórias, em papel ou através da imagem digital.

Portanto, os desenhos são muito característicos e facilmente reconhecíveis, porque um desenho de mangá de qualquer outro estilo pode ser distinguido sem dificuldade, graças ao design dos personagens e à estética dos cenários.

Análise das diferenças entre anime e mangá

Como mencionado anteriormente, anime e mangá estão totalmente relacionados e um possui suas inspirações do outro. Entenda:

O que é mangá?

O mangá é a palavra original e se refere a tudo relacionado a histórias em quadrinho.

Os japoneses chamam todos os quadrinhos criados em outros países de mangá, mas no Ocidente ele é classificado como mangá japonês devido ao design característico que elas possuem.

  • O mangá é escrito principalmente em japonês, mas o sucesso de alguns significa que ele é traduzido para outros idiomas e distribuído mundialmente.

O que é anime?

Anime é a denominação da animação japonesa que geralmente é gerada por algum meio computacional de tecnologia.

  • Um fato muito curioso, é que a maioria dos animes que são conhecidos hoje foram em algum momento mangás.

Uma das principais características do anime que não possui o mangá é o aspecto musical, pois possui trilha sonora própria e uma abertura muito característica no início de cada capítulo.

Formatos diferentes

Como já mencionado, o anime e mangá vêm de uma tradição muito diferente.

  • O mangá é feito em papel, com tinta preta e escrita da direita para a esquerda.

 

Já no anime, a tecnologia está envolvida, pois ele é elaborado com animações, movimentos e diálogos falados. Isso rompe totalmente com a tradição japonesa mais clássica.

Cor diferente

O uso da cor também é uma das grandes diferenças entre o anime e mangá

No mangá, a capa é impressa em tons de preto e branco, devido à necessidade de reduzir os custos, para que essas cópias atinjam a maior parte da população asiática possível.

Portanto, apenas a tinta preta é usada e o papel em que é impresso é de baixa qualidade.

O anime, por outro lado, é uma explosão de cores com a qual se destina a entreter o espectador.

Além disso, suas histórias e cenários, juntamente com os figurinos e a cor aplicada a todos eles são muito mais detalhados do que no mangá.

Duração

A duração é diferente entre os dois produtos, o mangá geralmente dura anos publicando e, pelo contrário, o anime geralmente é dividido por temporadas que são transmitidas em alguns meses – parecido como asa atuais séries de televisão.

Sabendo sobre as diferenças entre anime e mangá, você pode ter interesse em conhecer os dois tipos pois geralmente, eles podem ter histórias diferentes já que o mangá tem mais duração que o anime, sendo também mais detalhado.

 


Redação

Redação

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. – Confúcio. Foi com esse pensamento que os fundadores do Nerd Site escolheram trabalhar com o que já era uma paixão: o mundo do entretenimento nerd e geek.

Comentários