Anime & Mangá

A História Da Animação Japonesa No Brasil

Conheça tudo sobre a história da animação japonesa no Brasil e saiba os animes que se tornaram febre e que até hoje são assistidos.

  Redação    terça-feira, 26 de novembro de 2019

Os animes japoneses têm fãs em todo o mundo e de diferentes gerações. Se você quer saber mais sobre a história da animação japonesa no Brasil acompanhe tudo neste artigo!

Se você acabou de descobrir que esse tipo de desenho animado japonês, provavelmente você deve estar curioso sobre quais foram os primeiros animes que surgiram.

Portanto, as pessoas que passam a conhecer esses animes, também se interessam pelos mangás e sobre muita coisa da cultura japonesa.

A História Da Animação Japonesa No Brasil

O surgimento da animação japonesa no Brasil

O anime se refere a desenhos animados japoneses. A história da animação japonesa e sua conquista do Ocidente são forjadas na segunda década do século XX – na Segunda Guerra Mundial.

  • O mangá é desenvolvido em paralelo, embora seja anterior e há poucos que o consideram a origem e referência da animação japonesa.

A primeira projeção animada foi feita em 1906, de origem americana sem áudio e de curta duração (comparada a hoje).

Com sua difusão, filmes e animações chegaram a países como o Japão, sendo uma fonte de inspiração para artistas criativos fazendo com que que eles também criassem suas próprias animações.

Oten Shimokawa, um cartunista de mangá, estava encarregado de fazer o primeiro curta-metragem japonês, onde ele só tinha a criatividade e poucas técnicas de animação que o país asiático tinha na época.

  • Assim, em 1917 ele realizou seu trabalho chamado “Imokawa Mukuzo Genkanban no Maki”.

A maioria dos artistas de mangá estavam curiosos para testar suas habilidades nessa nova expressão da arte, como a criação de animações, resultando na imitação das animações americanas, mas com a temática rica da cultura japonesa.

Com isso, nos anos 60/70 a animação japonesa no Brasil começou a se tornar mais popular e eram exibidas pela antiga TV Tupi – que atualmente é Rede Record.

Os brasileiros passaram a conhecer o primeiro anime exibido chamado National Kid, que após 5 anos, esse ele foi censurado pela ditadura militar por causa de uma lei que impedia as programações de TV terem “heróis voadores”.

Além desse anime, também foi exibido no Brasil animes como por exemplo, Speed Racer, Zoran, Eight Man e Homem de Aço.

  • Nessa época, o público ainda era bastante pequeno e não eram todas as pessoas que tinham conhecimento dessas animações japonesas.

A animação japonesa no Brasil continuou e nos anos 80 destaca-se a chamada Patrulha Estrelar, que possivelmente está nas memórias de muitas pessoas.

A História Da Animação Japonesa No Brasil

O primeiro “boom” da animação japonesa no Brasil

Por voltas dos anos 90, tudo começa a se transformar e passa ser exibido pela TV Manchete a animação conhecida por muitos, conhecida pelo nome Cavaleiros do Zodíaco ou Saint Seya.

A partir daí a febre da animação japonesa aumentou e surgiram diversos brinquedos, revistas, brindes e as pessoas começaram a comprar essas coisas, chegando até mesmo a esgotar esses itens.

Outros animes que surgiram e ganharam fama no Brasil foram Sailor Moon, Yu Yu Hakusho e Shurato.

Além da TV Manchete – que foi extinta em meados de 1999 – a Rede Record passou a transmitir animes como Pokémon, surgindo como um dos grandes sucessos mundiais.

A partir desse momento outras emissoras também começaram a exibir animes japoneses e crianças e adolescentes ficavam cada vez mais apaixonados pela cultura japona.

O anime hoje

Graças aos avanços da tecnologia e da digitalização, houve muito progresso na qualidade da imagem sonora e no tempo de trabalho.

Assim, uma nova dinastia de entretenimento – principalmente infantil – começou a tornar o mundo ocidental conhecido.

Alguns exemplos de outros animes conhecidos são: Capitão Tusbasa, Digimon e Street Fighter.

Esses animes marcaram a infância das crianças da época dos anos 80 aos 90 e deram origem a outras produções do novo século, como Naruto e One Piece.

Graças à qualidade da trama das animações, uma tendência foi criada com todos os tipos de gêneros, como ação, comédia, fantasia, terror e violência.

Atualmente, a animação japonesa no Brasil abrange todas as idades e surpreendem cada vez mais seus fãs.


Redação

Redação

“Escolha um trabalho que você ame e não terás que trabalhar um único dia em sua vida”. – Confúcio. Foi com esse pensamento que os fundadores do Nerd Site escolheram trabalhar com o que já era uma paixão: o mundo do entretenimento nerd e geek.

Comentários