Filmes

Fernando Meirelles, diretor de ‘Cidade de Deus’, comenta polêmica sobre os filmes da Marvel

O aclamado cineasta admitiu não gostar muito dos filmes de super-herói.

  Paulo C. Góis    terça-feira, 22 de outubro de 2019

O cineasta britânico Ken Loach se uniu ao aclamado diretor brasileiro Fernando Meirelles para comentar a atual polêmica sobre os filmes da Marvel Studios.

Recentemente, Martin Scorsese disse que os filmes de super-herói não são cinema de verdade, tendo sua opinião ecoada por Francis Coppola (The Godfather), que chamou os longas de simplesmente “desprezíveis”.

Agora, Loach deu sua opinião sobre o assunto e disse que os filmes da Marvel não são sobre arte, e sim sobre um produto calculado para gerar o maior lucro possível:

“Eles são feitos como commodities… como hambúrgueres. É sobre fazer uma commodity que gerará lucro para uma grande corporação. Eles são um exercício cínico. São um exercício de mercado, e isso não tem nada a ver com a arte do cinema.”

Loach já ganhou duas Palmas de Ouro, e seu filme ‘Sorry We Missed You‘ – sobre trabalhadores precários vivendo em uma economia colapsada – estreou recentemente em Cannes, onde foi aclamado.

Meirelles, recém-saído de uma aula no Mumbai Film Festival, também deu sua opinião:

“Não posso discordar de Scorsese porque eu não assisto [filmes da Marvel]… eu assisti um filme do Homem-Aranha oito anos atrás, e foi isso. Não estou interessado. Não quer dizer que é ruim. Eu não sei se é da Marvel, mas eu assisti Deadpool, o primeiro, e foi bem legal. Sequências de ação incríveis. Então eu tentei assistir Deadpool 2 em uma viagem de avião. Eu assisti, tipo, meia hora e desisti.”

Fernando Meirelles está prestes a ver a estreia de seu filme ‘Dois Papas‘ na Netflix, que conta com ninguém menos que o vencedor do Oscar Anthony Hopkins e Jonathan Pryce em seu elenco.

 


Paulo C. Góis

Paulo C. Góis

Paulo Cesar Góis, tradutor e redator. Foi introduzido por Harry Potter no mundo nerd. Desde então devorou de Duna a Sandman, e usa a fantasia e a ficção científica para tornar o universo um pouco mais mágico.

Comentários